sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

STOMP - Rhytms of the world

A propósito do espectáculo dos STOMP, no Coliseu do Porto, entre os dias 18 e 22 de Fevereiro, aproveitamos para divulgar o DVD que se encontra disponível na Biblioteca.


Latas, vassouras, botas, isqueiros, tampas de caixotes do lixo, garrafões, cadeiras, baldes de plástico, enfim objectos do nosso quotidiano, com fins utilitários, ganham outras funcionalidades com os STOMP, ajudando a fazer música e dança.


Num espectáculo que já não é uma novidade para os portugueses, os STOMP proporcionam um festim de sons e movimento numa linguagem universal, ultrapassando barreiras linguísticas com todos os países do mundo, onde se tornaram já num caso de sucesso.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

HORA DO CONTO COM PEDRINHO E JOÃOZINHO


Decorre nos próximos dias 20 de Fevereiro às 15h30 e dia 21 às 10h30, na sala polivalente da Biblioteca Municipal o espectáculo HORA DO CONTO COM PEDRINHO E JOÃOZINHO.
Este espectáculo, que conta com a participação dos actores Bruno Mateus (O Chico dos Morangos com Açúcar, série de Verão 5) e André D’Almeida (participação especial na novela Fascínios e na série 5 dos Morangos com Açúcar) visa angariar fundos para a Rafaela Filipa Cordeiro Aguiar, uma menina de 5 anos que sofre de uma lesão estática a nível do sistema nervoso central.
A entrada é gratuita mas convidam-se todos os participantes a contribuírem para esta causa ajudando a família da Rafaela a prosseguir com os seus tratamentos terapêuticos.

SOBRE O ESPECTÁCULO

André D'Almeida e Bruno Mateus produziram um espectáculo de teatro cuja ante-estreia será na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira no próximo dia 20 e 21 de Fevereiro.
Intitulado "Hora do Conto com Pedrinho e Joãozinho" este espectáculo conta-nos a história de dois meninos muito diferentes.
O Joãozinho é um menino muito bem comportado que adora ler histórias aos seus amigos. Pedrinho, por outro lado, não gosta de ler nem de ouvir histórias... até ao dia em que Joãozinho o convida a ir a sua casa...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

S. VALENTIM

Segundo a lenda, S. Valentim era um bispo romano do século III D.C., que viveu num período em que imperavam ainda os cultos religiosos pagãos apesar do cristianismo primitivo começar a ganhar simpatia crescente da população, especialmente entre pobres, mulheres e escravos.

Tradicionalmente, o dia 14 de Fevereiro está ligado ao martírio de dois valentins. Um poderia ter sido um sacerdote romano decapitado por Cláudio II, por volta de 270, e o outro, igualmente decapitado nessa data, seria bispo de uma cidade a uns 100 Km de Roma.

Não se conhece a ligação entre ambos nem o motivo pelo qual estão associados a esta data.

Porém, segundo reza a história, Valentim de Roma foi morto por continuar a celebrar casamentos depois de Cláudio o ter proibido, por decreto, num esforço para encorajar jovens a entrar no exército reforçando, assim, as suas fileiras.

Outra história liga o dia de S. Valentim às festas Lupercais de Roma. É possível que os jovens escolhessem os nomes das virgens que seriam suas parceiras durante as celebrações, precisamente a 14 de Fevereiro (véspera destes antigos ritos da fertilidade).

Aliás, alguém já especulou que a decapitação de S. Valentim serviu de divertimento nas Lupercais.

Finalmente, o costume de se trocarem notas de amor, que remonta aos finais da Idade Média, poderá fundamentar-se na crença de que as aves começam a acasalar nesta altura.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Exposição de Pintura "O ROSTO"


A Exposição de Pintura "O ROSTO", estará patente ao público, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, de 16 a 28 de Fevereiro, podendo ser visitada entre as 10 e as 20 horas.


No âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, os alunos das turmas A, B, C, do 6º ano da Escola Secundária 2,3 Oliveira Júnior, sob a responsabilidade dos professores Carla Paiva e José Gandra, exploraram soluções numa viagem artística, única e primorosa.

Foram tecendo composições visuais tendo como mote o poder expressivo da cor, personalizando no papel novas possiblidades, entre outros desafios...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Lançamento do livro "Aprender a viver com... Esclerose Múltipla"


Apresentação do livro "Aprender a viver com... Esclerose Múltipla" no dia 18 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.


Ana Isabel Freitas - nasceu em França em 1971 e vive actualmente em Tomar. Em 1993, aquando do nascimento da sua filha, é-lhe diagnosticada Esclerose Múltipla. Desde esse momento inicia uma investigação intensiva para compreender a doença e tentar encontrar formas de ultrapassar as limitações que a EM impõe.


"Aprender a viver com...Esclerose Múltipla" é uma compilação de artigos com ensinamentos úteis destinados a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores da doença, constituindo uma ajuda preciosa aos familiares e às pessoas que lhes prestam cuidados. Nesta obra a autora valoriza a importância do bem-estar físico e psíquico como forma de melhor conviver com a EM.


Através do site http://www.geniusarte.com.pt/ os interessados podem adquirir esta publicação. Uma parte do valor do preço de venda reverte para a Associação Múltipla de Esclerose Múltipla.