sexta-feira, 28 de agosto de 2009

EXPOSIÇÃO WORLD PRESS CARTOON

Na próxima 6ª feira, dia 4 de Setembro, pelas 21h30 será inaugurada a Exposição World Press Cartoon Top 50 - 2009, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, com a presença do Presidente da Câmara e do Director do WPC, o caricaturista António Antunes (do Jornal Expresso).
Esta mostra ficará patente ao público até 30 de Outubro.

O World Press Cartoon é uma referência em termos de qualidade e de prestígio para todos os cartoonistas que a nível mundial publicam os seus trabalhos em jornais e revistas de circulação pública. A exposição é constituída por três grandes áreas do humor gráfico de imprensa: desenho de humor, cartoon editorial e caricatura.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

"A BIBLIOTECA VAI AO LAR"

Hoje, 5 de Agosto, a Biblioteca foi ao Lar da Santa Casa da Misericórdia onde proporcionou, pelas 15,00 horas, uma sessão de apresentação desta inciativa, a qual foi muito bem acolhida por cerca de 15 idosos e pela directora técnica Dra. Natália Loureiro.

Leu-se poesia, contaram-se anedotas, disseram-se adivinhas e gerou-se um ambiente muito agradável e divertido, com a participação de todos os presentes que deram testemunhos da suas vidas.

No final ficou o desafio para encontrar resposta, até à próxima sessão, para a seguinte adivinha:

Qual é coisa, qual é ela
, que quem a tem não a quer ter, e quando a encontra não a quer perder?




"A BIBLIOTECA VAI AO LAR"

É um projecto de leitura que decorrerá nos centros de idosos da cidade. Uma vez por mês, uma técnica da biblioteca vai a um Lar realizar uma sessão de leitura e conversar com os idosos.

Hoje, dia 4 de Agosto, pelas 16,30, deu-se início a esta iniciativa na Casa de Repouso da Santa Casa da Misericórdia, onde estiveram presentes cerca de 16 pessoas, acompanhadas pela directora técnica, Dra. Marta Perestrelo.

A sessão decorreu animada, com a participação de todos os presentes. Houve declamação de poesia, contaram-se divertidas anedotas, curiosas adivinhas e praticaram-se alguns exercícios linguísticos.

A Dª Dulce, a Dª Luizete e o Sr. Moita declamaram poesias de autores portugueses e até alguns da sua autoria.

Facilmente foi possível estabelecer diálogo com os presentes, o que possibilitou tomar conhecimento das suas preferências, em que se evidenciaram Florbela Espanca, Augusto Gil, Castro Alves e muitos outros.

No final da sessão ficou o desafio para ser desvendado na próxima sessão, com a resposta para esta adivinha: Bichinho magro, de um olho só, pegam-lhe a cauda, dão-lhe um nó, depois obrigam-na a perfurar mil tuneizinhos até se cansar...
O que é?