quarta-feira, 30 de Junho de 2010

"REMINISCÊNCIAS" - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO



Na próxima 6ª feira, 2 de Julho, pelas 18 horas será inaugurada a Exposição de Pintura “Reminiscências” de J. Eliseu e Sérgio Eliseu, que ficará patente na Sala Polivalente até 30.

José Eliseu e Sérgio Eliseu, pai e filho, são prestigiados artistas no restauro de talha e pintura litúrgica, que seguem a tradição familiar e nos revelam invulgares dotes artísticos.

“Recordemos que toda a pintura figurativa é uma ilusão. Um espectáculo para os olhos e para o pensamento. "Reminiscências” é uma mostra de memórias, que surge pelo simples prazer de pintar, evocando a beleza de lugares e costumes. Nas presentes obras revela-se a vida afectiva dedicada ao mundo envolvente, convertida em longos silêncios, em formas que apelam à memória e se vêem transformadas em signos possuidores de cor e pureza de desenho”.

sexta-feira, 25 de Junho de 2010

QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA? + OFICINA + VISITA

O Centro Infantil de Sanfins deslocou-se à Biblioteca Municipal para passar uma manhã alegre e divertida. Puderam assistir a uma sessão de "Queres ouvir uma história?" na qual ouviram o conto "Tom Ratão e a Rata Tomasa", seguido da oficina "Do cone sai o rato". Antes, porém, o Serviço Educativo proporcionou às 13 crianças uma visita orientada aos vários espaços da Biblioteca. Na Sala José Moreira divertiram-se imenso com a oportunidade que lhes foi proporcionada de escreverem o seu nome numa antiga máquina de escrever ali existente.

quinta-feira, 24 de Junho de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Livro que consagra o estatuto de campeão de Cristiano Ronaldo, que uma vez decidido a ser futebolista profissional, não se contentou com menos do que ser o número um. Em 2008, com apenas 23 anos, logrou o reconhecimento mundial. Campeão da Premier, Campeão da Europa, Bota de Ouro, melhor jogador do mundo para a FIFA, para os jogadores profissionais e... para todos aqueles que desfrutarem do seu jogo. E chega ao Real Madrid. Pela mão de Fiorentino Pérez, está disposto a marcar uma época. A sua juventude, experiência acumulada e o seu sentido de superação permitem pensar que Cristiano Ronaldo está destinado a ser um dos grandes da história, seguindo os passos de Di Stéfano, Pelé, Cruyff, Maradona...

REY, Enrique Ortego - Cristiano Ronaldo: sonhos realizados. Rio de Mouro: Evereste, 2010


Sinopse: Antes de Ina, antes de Rachael, antes de Emeril, existia Julia, a mulher que mudou para sempre a maneira de cozinhar da América. Mas em 1948, Julia Child era somente uma mulher americana que vivia em França. O trabalho do seu marido levou-a a Paris, e com o seu espírito incansável, Julia tinha um enorme desejo de fazer algo. Quinze anos depois, Julie Powell está estagnada. Perto dos 30, a viver em Queens e a trabalhar num cubículo, enquanto as suas amigas alcançam carreiras de sucesso, Julie procura um projecto para focalizar as suas energias. Decide assim passar exactamente um ano a cozinhar as 524 receitas do livro de Julia Child's : Mastering the Art of French Cooking - e cria uma blog onde relata as suas experiências.

JULIE E JULIA[DVD]. Lisboa: Sony Pictures, 2010.

Sinopse: Não poderíamos deixar de comemorar os 50 anos de Asterix. Em 1959, Goscinny e Uderzo uniram-se para criar uma certa aldeia de irredutíveis gauleses e a amizade entre Asterix e Obelix.
Agora, 50 anos depois, a turma faz aniversário e comemora a data com um livro especial e muitos javalis, menires e romanos derrotados.

GOSCINNY, René - O aniversário de Astérix e Obélix : o livro de ouro. 1ª ed. Porto : Asa, 2009. ISBN: 978-989-23-0653-7

EXAME INFORMÁTICA. Dir. Pedro Miguel Oliveira. Paço d'Arcos: Impresa Publishing, 2010. nº 180 (Junho)









quarta-feira, 23 de Junho de 2010

AVENTAL DE HISTÓRIAS + OFICINA + VISITA

Esta tarde, a Biblioteca Municipal recebeu um grupo de 33 crianças do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra. O Serviço Educativo proporcionou-lhes uma visita orientada ao espaço da Biblioteca, uma sessão do "Avental de Histórias" - Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau e ainda, a oficina: "Cestinha de Bombons".
Foi uma tarde alegre e feliz para estas crianças que puderam sair da sua rotina escolar e passar uns momentos diferentes do seu quotidiano.

domingo, 20 de Junho de 2010

FLANELÓGRAFO - A CAROCHINHA E O JOÃO RATÃO

No passado sábado pelas 11 horas, o Serviço Educativo realizou a actividade Flanelógrafo com a tradicional história "A Carochinha e o João Ratão", seguida de uma oficina de ilustração.
Animadas e divertidas, as 4 crianças presentes acompanhadas pelas respectivas mães puderam participar na construção desta história que também já faz parte do seu imaginário.


sexta-feira, 18 de Junho de 2010

A ÚLTIMA VIAGEM DE JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)

" Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam."

O Livro dos Itinerários
in "Viagem do elefante"


O escritor português José Saramago morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 87 anos. Um dos maiores nomes da literatura mundial, Saramago foi o único escritor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998, e teve suas obras publicadas em mais de 30 países.


Nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não perfizera três anos de idade. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas.
Publicou o seu primeiro livro, um romance "Terra do Pecado" em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias".
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
Foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

A sua vasta obra encontra-se disponível na recepção da Biblioteca.

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Descendo a Calçada de Santana e espreitando por entre as cortinas da sua carruagem, Elvira Sabrosa vislumbra Robert Huntley, um inglês que não via desde os tempos da infância, há mais de 20 anos. Os Dias da Febre narra as circunstâncias que conduziram ao reencontro de Robert e Elvira, e o que dele decorreu. O cerne da acção situa-se em 1857, quando Lisboa estava a ser atingida por uma epidemia de febre-amarela que mataria quase 5 mil pessoas. É nesse contexto alarmante e febril que a intriga se desenvolve e que o leitor é convidado não só a conviver com as figuras da época, mas também a percorrer a cidade em toda a sua diversidade, dos camarotes do S. Carlos às ruas apertadas de Alfama, das enfermarias do Hospital de S. José às bancadas das Cortes, dos salões das senhoras das classes altas ao bulício do café Nicola. Romance histórico escrito por um historiador e extensamente apoiado na documentação existente, Os Dias da Febre tem a História sempre presente sem, todavia, se dar muito por ela, já que se trata de uma história da vida quotidiana, embebida na própria narrativa. Isto significa que não estamos apenas perante um romance sobre uma epidemia, a morte e o amor: Os Dias da Febre é também uma viagem pelos sons, os cheiros, as gentes, as casas, os costumes, as cores - numa palavra, pela vida - da Lisboa de meados do século XIX.

MARQUES, João Pedro - Os dias da febre. 1ª ed.. Porto: Porto Editora, 2010.

Sinopse: Bruno (Jérémie Renier) e Sonia (Déborah François) são dois jovens delinquentes que sobrevivem de pequenos roubos. Namorados, acabam de ter um bebê. Enquanto tentam lidar com a própria sobrevivência e da criança, descobrem uma nova forma de aplicar golpes: o bebé. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2005.

A CRIANÇA[DVD]. Lisboa: Atalanta Filmes, 2007

Sinopse: Presente, Futuro, Gerúndio, Imperativo, Pretérito Perfeito, Imperfeito e Mais-Que-Perfeito. Lê este álbum e verás que não há dois poemas iguais. Uns têm mais humor e ironia, outros melancolia, e para cada poema foi escolhido um determinado tempo verbal. Consegues identificá-los?

VIEIRA, Alice - Rimas perfeitas, imperfeitas e mais-que-perfeitas. 1 ª ed. Lisboa: Texto, 2009. ISBN: 978-972-47-3948-9

Sinopse: O mais fantástico clássico Disney de sempre.Vem celebrar o feliz desaniversário do mais excêntrico clássico da Walt Disney, repleto de música, diversão e muita fantasia - Alice no País das Maravilhas, baseado na obra-prima de Lewis Carroll. Segue Alice enquanto ela persegue o Coelho Branco numa viagem mágica ao fantástico mundo das Maravilhas. É um mundo de lugares “de pernas para o ar” que colocam, a cada vez mais curiosa Alice na mais louca aventura da sua vida. Vem conhecer esta terra de sonho e descobrir um conjunto de personagens verdadeiramente inesquecíveis – O Chapeleiro Louco, a Lebre de Março, Tweedledee e Tweedledum, o Gato de Cheshire, a Rainha de Copas e muitos mais. Repleto de espectaculares músicas e animação surpreendente, Alice no País das Maravilhas Edição Especial de Desaniversário é um clássico intemporal que toda a família vai adorar.


Alice no país das maravilhas[DVD]. Edição especial. Lisboa: Zon Lusomundo, 2005.

CASA CLÁUDIA. Dir. Isabel Pilar Figueiredo. Lisboa: Impresa Publishing, 2010. (nº 269 Junho)

quinta-feira, 17 de Junho de 2010

FLANELÓGRAFO

É uma nova iniciativa do Serviço Educativo da Biblioteca, dirigida às famílias e ao público pré-escolar e visa explorar e recriar contos tradicionais da região e do mundo, sendo complementada por uma oficina de ilustração.
Vai realizar-se de 2 em 2 meses, no terceiro sábado do mês, às 11 horas, na Sala do Serviço Educativo da Biblioteca, por marcação prévia.

No próximo sábado, dia 19, pelas 11 horas, o Serviço Educativo realizará esta nova actividade que contará a história tradicional "A Carochinha e o João Ratão".
Seguir-se-á uma oficina.
Destina-se aos mais pequeninos, estendendo-se naturalmente aos pais, avós, tios e a toda a família.
Contamos com a sua participação.
Até sábado.




DE PASSAGEM... PELO ÁUDIO-LIVRO

Entre 16 e 30 de Junho está patente na recepção da Biblioteca, a habitual exposição "De passagem... pelo áudio-livro".
Quem pensava que a evolução do livro tinha chegado ao fim enganou-se... agora é possível "ouvir" um livro.
Venha conhecer a nossa excelente colecção de áudio-livros, com contos ou poesia.

quarta-feira, 16 de Junho de 2010

JÁ CONHECES A BIBLIOTECA?

O Serviço Educativo realizou hoje, uma visita orientada a uma turma de 23 alunos do 11º Ano da Escola Secundária Dr. Serafim Leite.
Para estes jovens foi uma manhã interessante e lúdica, pois viram como funciona uma Biblioteca, a forma como estão disponíveis os vários documentos existentes e o extenso fundo documental deixado em testamento pelo ilustre sanjoanense José Moreira.



terça-feira, 15 de Junho de 2010

QUEM ESCREVEU O MEU LIVRO?

Na tarde de hoje decorreu mais uma sessão desta actividade, com a presença da autora Rita Saldanha que apresentou a sua mais recente publicação "Princesas, príncipes, fadas e piratas com problemas".
Rita encantou as cerca de 70 crianças das EB1 de S. João da Madeira presentes, com a história do príncipe Igor. O príncipe não conseguia distinguir as cores, o que certamente lhe iria alterar o seu futuro e a sua felicidade. Com a ajuda de Irís, do poder da imaginação e do coração, conseguiu vencer todas as dificuldades. Porque, afinal, os heróis são iguaizinhos às pessoas comuns, têm sonhos, projectos e monstros debaixo da cama. Mas um dia levantam-se e tornam-se grandes lutadores!

No final confessou as fontes de inspiração para os seus contos, aconselhou a leitura de livros, o hábito de escrever um diário, como forma de nos mantermos em constante evolução e sobretudo nunca devemos deixar de sonhar.
"Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas" é uma obra na qual participaram mais cinco escritores (Ana Cristina Leonardo, Ana Luísa Amaral, Gonçalo M. Tavares, José António Gomes e Rui Zink) com ilustrações de Rachel Caiano, Estela Baptista Costa e Danuta Wojciechowska que, sob a coordenação de Pedro Sena-Lino, responderam ao desafio de escrever textos originais a partir de um tema inesperado e provocador...

A presença de Rita Saldanha teve um significado muito especial por se tratar de uma bisneta do Dr. Renato Araújo, patrono da Biblioteca Municipal e a quem S. João da Madeira deve a sua construção.


segunda-feira, 14 de Junho de 2010

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Hoje, pelas 18 horas, decorreu animada a inauguração da Exposição Final de trabalhos dos alunos da Universidade Sénior de S. João da Madeira, com a presença do Vereador João Oliveira e cerca de 50 pessoas.
A exposição ficará patente até ao dia 26 de Junho.

JORNAL DE PAREDE

A Biblioteca da Eb1 de Casaldelo foi hoje, palco para 2 turmas do 3º e 4º anos realizarem um Jornal de Parede. As 34 crianças envolvidas nesta oficina preparada pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal divertiram-se e, ao mesmo tempo, envolveram-se numa criatividade inata de elementos para comporem as várias facetas informativas de um jornal.

EXPOSIÇÃO "TELAS QUE FALAM DE NÓS"


Hoje, pelas 18 horas será decorrerá a inauguração da Exposição Final dos trabalhos dos alunos da Universidade Sénior de S. João da Madeira, que ficará patente entre 14 de 26 de Junho, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.

De 14 a 26 de Junho, a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira é o cenário escolhido para a exposição dos trabalhos realizados nas aulas de Pintura e Bazar dos Profs Luís Barriéra, Jorge Miguel, Mónica Coutinho e Margarida Lima, durante o ano lectivo de 2009/10.
Desenho, tinta e aguarela foram sendo distribuídos e misturados, sem cerimónia, por tela, tecido ou papel. Figurativo ou abstracto, isso pouco nos importou.
Procurámos, sim, despertar o sonho, aguçar a criatividade e encher a tela de olhares fortes e conversas com a vida.
Muitos passos já demos, individual e colectivamente, passos de procura, de inspiração e de beleza.
Eles permitiram-nos iniciar um caminho, que fizemos a andar e a aprender, a aceitar desafios e insucessos, a partilhar afectos e emoções.
Por isso, as pinturas apresentadas falam por nós, "falam do que somos, do que sentimos e gostamos e do muito que já vivemos...".
F. Fidalgo

quinta-feira, 10 de Junho de 2010

A BIBLIOTECA MUNICIPAL NA CIDADE NO JARDIM

O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal marcou presença no evento anual "Cidade no Jardim" com actividades para as crianças, onde puderam realizar a oficina "Asas sonhadoras" e ouvir o conto interactivo "Chopin - grandes compositores".
Foi uma tarde divertida e bastante animada para as 18 crianças participantes que demonstraram a alegria e satisfação próprias destas idades.

quarta-feira, 9 de Junho de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA


SANTOS, José Rodrigues - Conversas de escritores : diálogos com grandes autores da literatura contemporânea. 1ª ed..Lisboa: Gradiva, 2010. ISBN: 978-989-616-366-2

Sinopse: O que acontece quando os maiores escritores da literatura universal contemporânea se sentam para falar com José Rodrigues dos Santos? - A resposta é: um diálogo fascinante. Conversa de Escritores coloca os grandes autores do nosso tempo a reflectir sobre a vida, o mundo e a escrita. São vozes e rostos que desfilaram semanas a fio pela antena da RTP-N no mais inteligente programa da televisão portuguesa em 2009.

Dez grandes escritores, dez grandes conversas!

Este livro traz-nos as entrevistas com dez dos principais escritores da literatura universal contemporânea e ainda as histórias de bastidores dos seus encontros com José Rodrigues dos Santos.



Next : sem alternativa[DVD]S. João da Madeira : Prisvídeo , 2007.

Sinopse: Nicolas Cage, Juliane Moore e Jessica Biel unem seus talentos neste thriller espetacular. Cris Johnson (cage) ganha a vida com um medíocre número de mágica em Las Vegas, mas sua habilidade de prever alguns minutos do futuro é autêntica. Callie Ferris (Moore), uma agente do governo, sabe disso e o convoca para ajudá-la a impedir que um grupo terrorista detone uma bomba nuclear em pleno coração de Los Angeles. Será que o hesitante herói vai entrar na desesperada corrida contra o tempo, arriscando prever o que vem depois? Com ação ininterrupta, efeitos especiais explosivos e extras carregados de adrenalina, esta é uma emocionante aventura que ninguém pode perder.
Este livro traz-nos as entrevistas com dez dos principais escritores da literatura universal contemporânea e ainda as histórias de bastidores dos seus encontros com José Rodrigues dos Santos.


Pequenos & grandes monstros[DVD]. Lisboa: LNK, 2009.

Sinopse: Uma comédia sobre monstros e amigos, que toda a gente vai adorar! Dois cientistas excêntricos e apatetados nunca fazem nada bem mas de alguma forma conseguem manter a reputação de serem formidáveis caçadores de monstros! Certo dia, a “invenção” dos nossos cientistas força-os a compreenderem que precisam de testar a sua reputação, com a ajuda de dois miúdos espirituosos, são os únicos capazes de salvarem o mundo de uns pequenos e grandes monstros muito astutos… e gulosos!
Que confusão divertida!…

Blitz. Dir.Miguel Cadete. Paço d'Arcos, Impresa, 2010. nº 48 (Junho)

TROCADO POR MIÚDOS - JUNHO


A BIBLIOTECA VAI AO LAR

O Centro de Dia ACAIS recebeu hoje, o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal para mais uma sessão de actividades que incluiram uma animada conversa com os 15 utentes e a realização da oficina "O meu livro de recordações", onde poderão colocar mensagens, fotos e recortes.
Foi uma tarde divertida e muito interessante para todos.

terça-feira, 8 de Junho de 2010

A BIBLIOTECA VAI AO LAR

A iniciativa "A Biblioteca vai ao Lar" foi realizada, hoje, na Casa de Repouso da Santa Casa da Misericórdia.
Foi uma sessão divertida e desafiadora para os 7 utentes presentes. Das diversas actividades que realizamos, destacamos a leitura de poemas de José António Franco, adivinhas de António Mota e ainda, a oficina de escrita criativa “Palavras escondidas”.
Ficou uma adivinha para desvendar a resposta:
Uma dama muito branca
Toda vestida de branco
Quanto mais alegre está
Mais arrependida se mostra.

segunda-feira, 7 de Junho de 2010

RODINHAS DE LEITURA

A actividade "Rodinhas de Leitura" foi realizada na EB1 Casaldelo e iniciou com a leitura em grupo do conto “Sonhos na palma da mão” de Luísa Ducla Soares. Seguiu-se uma oficina de escrita criativa onde as crianças puderam dar asas a sua imaginação e criatividade.
Foi uma experiência muito interessante e participada pelos 23 alunos do 4º ano desta escola.