terça-feira, 29 de novembro de 2011

Apresentação do livro "ANDAR NA VIDA" de Alexandra Oliveira

SINOPSE : “Andar na vida: prostituição de rua e reacção social” é um livro que resulta de uma investigação sobre o mundo social da prostituição de rua. Com esta pesquisa, Alexandra Oliveira, que obteve o seu doutoramento na Universidade do Porto, o primeiro em Portugal sobre este tema, alcançou um conjunto de conhecimentos que ajuda a desmontar estereótipos e crenças erradas sobre a prostituição e as prostitutas de rua.
Esta investigação utilizou a etnografia, método que se caracteriza pela imersão prolongada no contexto de investigação e que tem como instrumento central de pesquisa a observação participante. A opção por este método fundamentou-se na ideia de que a observação, a interacção e a experiência pessoal directas são a melhor forma de alcançar um conhecimento preciso e aprofundado sobre as pessoas que se prostituem. A sua investigação recorreu ainda a outros métodos complementares como as entrevistas aprofundadas e a análise de notícias de jornais ou de sites da internet.

Assim, a autora imergiu durante cinco anos no terreno da prostituição de rua, no Porto, sendo que, na fase mais intensiva e sistemática da investigação, permaneceu na rua a uma média de três dias por semana, chegando a ficar 12 horas seguidas em contexto, observando, ouvindo, interagindo e entrevistando prostitutas e prostitutos, seus companheiros afectivos, clientes do comércio do sexo, donos e gerentes das pensões onde se desenrola o sexo pago, entre outros actores que habitam o mundo da prostituição.

No cerne deste trabalho, encontram-se explicações e interpretações sobre o mundo social da prostituição rua - como se organiza, que territórios ocupa, que dinâmicas implica e que tipo de relações o compõem; o mundo familiar de quem a pratica, incluindo os seus companheiros, os filhos e outros familiares; os discursos de mulheres e de transexuais sobre a actividade que exercem e sobre as suas próprias vidas; e a reacção social aos actores, designadamente a estigmatização, as exclusões e as várias formas de violência de que são alvo. Por fim, a autora aponta algumas directrizes interventivas que decorreram da sua investigação, como, por exemplo, ao nível da redução de riscos e minimização de danos com pessoas que se prostituem.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir.
Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou.
Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador… 
Läckberg, Camilla - A princesa do gelo. 3ª ed. Alfragide : Oceanos , 2010. , 399 p. ; 24 cm. ISBN: 978-989-23-0672-8


Sinopse: Uma notável e fascinante viagem pela evolução do leitor e da leitura numa obra que vem colmatar uma lacuna na história da literatura internacional. Um sucesso editorial surpreendente da autoria de um nome que se tem destacado nas áreas do romance, da tradução e da edição.

MANGUEL, Alberto - Uma história da leitura. 3ª ed. Lisboa : Presença, , 2010. , 366, [1] p. : il. ; 23 cm. ISBN: 978- 972-23-2339-0


Sinopse: Nasci num país onde a esperança, o riso e a alegria de viver são mais fortes que noutro sítio qualquer. O mal também. Ou se é criminoso ou vítima.   -Emir Kusturica
Com este filme, que era apenas a sua segunda longa-metragem, Kusturica saía em 1985 de Cannes com a honra máxima daquele festival, a Palma de Ouro. 
Exuberante e comovente retrato da Jugoslávia na década de 50 vista pelos olhos do pequeno Malik, o filme tem lugar durante o período do Informbiro, quando a Jugoslávia corta relações com a União Soviética.
Nesta época, ao mesmo tempo que o país tenta resistir às pressões de Estaline, muitas pessoas são deportadas pela polícia política na sequência de protestos contra o governo. 
Só que o pai de Malik é preso por motivos menos nobres: a descoberta do seu romance com a mulher de um funcionário do Partido. Acreditando que o pai está em viagem de negócios, Malik terá que enfrentar, sem ele, várias atribulações.

O PAI FOI EM VIAGEM DE NEGÓCIOS. Lisboa : Midas Filmes , 2007. , 1 disco vídeo (DVD) (ca.129 min.) : P&B ; 12 cm.
Sinopse: Era uma vez um rei-menino que só tinha uma ovelha e um quadradinho de terra. Vivia rodeado de reis muito ricos e poderosos, com reinos imensos, cheios de todas as coisas boas que um reino pode ter. Só não tinham imaginação, nem um bocadinho, e isso era coisa que não faltava ao nosso rei".

A imaginação é uma arma muito poderosa na busca da felicidade, mas esta história vai contar-te as aventuras e desventuras do Imaginão em busca do seu verdadeiro tesouro, a amizade. "Afinal, de que serve ter imaginação se não tiver uma ovelha?".

Crespo, Manuela - O imaginão. 1ª ed. Porto : Ambar , 2009. , 36, [1] p. : il. ; 28 cm. ISBN: 978-972-43-1329-0
A VOLTA AO MUNDO. Dir. José Jaime Costa. Lisboa: Global Notícias, 2011. Nº 205 (Novembro)

sábado, 19 de novembro de 2011

Lançamento do livro "Palavras e Sentimentos" de Dina Silvério

Ontem, pelas 21h30 decorreu na Biblioteca Municipal, o lançamento da obra poética “Palavras e Sentimentos” de Dina Silvério, cuja apresentação ficou a cargo da Dra. Ana Paula Santos. A sessão contou com a participação de muitos jovens, alunos da Escola Secundária Oliveira Júnior e da  Escola de Música Acorde, bem como de alguns professores. As cerca de 160 pessoas presentes apreciaram com entusiasmo o lançamento de mais uma obra que vem enriquecer o espólio da biblioteca municipal.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sinopse: Italo Calvino traz-nos em Porquê ler os clássicos uma pequena coletânea de ensaios reunidos a respeito de algumas obras consideradas clássicas por ele, é claro! Algumas delas já bem conhecidas da maioria: A Odisséia (Homero), a Retirada dos Dez Mil (Ovídio), Robinson Crusoé (Daniel Defoe), Jacques Le Fataliste (Denis Diderot)..etc. 
A grande questão que fazemos é: Por que ler os clássicos? questão esta que o autor nos responde de modo claro e compreensivo com quatorze respostas satisfatórias. Esse livro é importante para todo(a) aquele(a) que se interessa por Literatura (a grande e boa Literatura), e não tem uma visão particular(?) da idéia de clássico e quer apreender um conceito aceitável. Calvino nos deixa esclarecidos de que clássicos são os livros de que se costuma ouvir dizer: estou a reler... e nunca "estou a ler". Vale a pena ler Calvino!

Calvino, Italo -Porquê ler os clássicos.Lisboa : Teorema , 2009. , 270 p.ISBN: 978-972-695-882-6



Sinopse: Quais as forças, o sentido e as tendências da globalização? Por que motivo é incontornável e se tornou na consequência do novo primado da gestão dos nossos tempos? Por que razão devem as empresas internacionalizar-se? Como gerir os quadros internacionais? Quem se deve enviar para fora e como preparar a expa­triação? Qual o papel das diferenças culturais na gestão internacional? Como gerir o choque cultural da expatriação? Como gerir as carreiras internacionais do ponto de vista da organização e do próprio sujeito? Que cuidados se devem ter nos contactos e nas negociações internacionais? Estas são algumas das questões expostas e analisadas nesta obra, que agora se apresenta em segunda edição, revista e actualizada. 
Gestão Intercultural, Pessoas e Carreiras na Era da Globalização, traçando uma visão relevante de alguns dos temas e preocupações mais pertinentes do nosso tempo (a globalização, a interculturalidade e a gestão internacional e intercultural) é um livro que se dirige a gestores e quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e respectivo impacto na gestão e a todos os leitores que se preocupam com a problemática de um mundo em constante transformação. Uma obra de referência na temática da gestão internacional e dos recursos humanos no plano intercultural.

FINURAS, Paulo - Gestão intercultural : pessoas e carreiras na era da globalização. 2ª ed. rev e actualiz.. Lisboa : Sílabo , 2007. , 400 p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978- 972-618-439-3 



Sinopse: O funcionário aposentado da indústria automóvel Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um veterano da Guerra da Coréia. Ele preenche seus dias fazendo consertos em casa, tomando cerveja e com visitas mensais ao barbeiro. Inflexível e com determinação inabalável, vive num mundo em transformação e vê-se forçado pelos vizinhos imigrantes - que acabam de se mudar, vindos do Laos - a confrontar seus próprios preconceitos.

GRAN TORINO. 1ª ed. Lisboa : Lusomundo , 2009. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 112 min.) : Color., son. ; 12 cm.

Sinopse: Esta casa e esta aldeia significam todos os sítios onde se faça o bem. Encher a vida de valores e ideais é a mesma coisa que encher o peito do ar mais puro das montanhas. A obra do Centro Social de Paramos foi a inspiração. É uma casa de todos e para todos, principalmente para aqueles cuja vida nem sempre é feita dos sorrisos e da magia que este conto transporta. O desafio de sonhar e construir ainda não escolhe idade, raça ou condição social. Mas é muito melhor quando se sonha desde criança! Em adulto a obra será maior!  

Reis, Helder -A aldeia da Casa Magia.1ª ed. Vila Nova de Gaia : 7 Dias 6 Noites , 2010. , [30] p. : il. ; 21 cm. ISBN: 978-989-686-004-2

ATTITUDE. Dir. Carlos Cézanne. Porto: VASP, 2011. Nº 42 (Novembro)

LANÇAMENTO DA OBRA POÉTICA "PALAVRAS E SENTIMENTOS"


Amanhã, 6ª feira, dia 18 Novembro, pelas 21h30 decorrerá na Biblioteca Municipal, a apresentação da obra “Palavras e sentimentos” de Dina Silvério.
A apresentação ficará a cargo da Dra. Ana Paula Santos, com a participação de jovens e professores da Escola de Música Acorde e alunos do 12º ano da Escola Secundária Oliveira Júnior.
Sinopse: “As palavras não são mais que o veículo que nos conduz neste firmamento indefinido da vida. São as estrelas, a lua, o mar, o sol... São os sentimentos contidos nas gavetas das emoções escondidas. Nem sempre partilhadas... mas, na maioria das vezes, comentadas. Nem sempre esquecidas, mas na maioria das vezes, enfraquecidas.
As palavras não são mais do que aquilo que diz o meu coração, quando a razão, adormecida, não impõe a ditadura da dureza das interpretações alheias. (...)” 

Dina Silvério é natural de Ferragudo - Lagoa, Algarve, mas vive em S. João da Madeira há 13 anos, onde exerce a sua profissão como Assistente Social. Tem duas filhas e dedica-se à poesia como forma de evasão. Já tem publicado o livro de poemas "Redescobrindo a minha alma".

TESOUROS REVELADOS

A Biblioteca Municipal de S. João da Madeira tem o único exemplar referenciado nos catálogos de acesso público da antologia «Biblioteca Internacional de Obras Célebres», publicada em 1912. Dada a relevância histórico-cultural desta obra, o grupo de investigação do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa quer agora estudá-la.

O Programa de Investigação do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), Recepção de Culturas em Inglês nas Colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresentou o colóquio “Tesouros Revelados. Livros em Inglês nas Colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”, que se realizou no dia 16 de Novembro, que contou com a presença de investigadores e profissionais da área, bem como de especialistas internacionais .

Este programa de investigação, projectado em 2010, tem por objectivo o estudo das colecções em inglês constituídas a partir de compras e doações, pessoais e institucionais, que desde 1889 vêm sendo sistematicamente incorporadas nas colecções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Na sequência das pesquisas prioritariamente realizadas nos fundos da Biblioteca que se encontravam em depósito a aguardar tratamento documental, foi descoberto um exemplar da primeira edição inglesa da antologia The International Library of Famous Literature, publicada em Londres, em 1899.  A investigação posteriormente realizada permitiu verificar que a antologia se reveste de uma importância histórico-cultural assinalável. Simultaneamente, constatou-se que esta primeira edição não está referenciada nos catálogos de acesso público de quaisquer outras bibliotecas portuguesas, fazendo dela um objecto raro no contexto português. Estas razões levaram a que o grupo de investigação decidisse que a obra constituiria o primeiro estudo de caso do Programa.
Posteriormente, foi encontrada uma referência de Patrícia Baubeta (The Anthology in Portugal: a New Approach to the History of Portuguese Literature in the Twentieth Century, 2007) à antologia The International Library of Famous Literature que, segundo a ensaísta, constituiu o modelo da antologia portuguesa Biblioteca Internacional de Obras Célebres, publicada cerca de 1912, e na qual colaborou Fernando Pessoa. Porque a investigação deve implicar também o estudo comparativo das duas antologias, e porque a portuguesa se encontra referenciada, no nosso país, apenas no catálogo de acesso público da Biblioteca Municipal de São João da Madeira Dr. Renato Araújo,o seu empréstimo foi solicitado pelo CEAUL e pela Biblioteca da FLUL. Por estas razões, a Biblioteca Internacional de Obras Célebres será exibida na exposição Tesouros Revelados. Livros em Inglês nas colecções da Biblioteca da FLUL a inaugurada, também, ontem,  dia 16 de Novembro de 2011.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Um romance policial arrepiante e soberbamente escrito passado no gueto judaico de Varsóvia. Narrado por um homem que por todas as razões devia estar morto e que pode estar a mentir sobre a sua identidade… No Outono de 1940, os nazis encerraram quatrocentos mil judeus numa pequena área da capital da Polónia, criando uma ilha urbana cortada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a mudar-se para um minúsculo apartamento com a sobrinha e o seu adorado sobrinho-neto de nove anos, Adam.

Num dia de frio cortante, Adam desaparece. Na manhã seguinte, o seu corpo é descoberto na vedação de arame farpado que rodeia o gueto. Uma das pernas do rapaz foi cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca. Por que razão terá o cadáver sido profanado? Erik luta contra a sua raiva avassaladora e o seu desespero jurando descobrir o assassino do sobrinho para vingar a sua morte. Um amigo de infância, Izzy, cuja coragem e sentido de humor impedem Erik de perder a confiança, junta-se-lhe nessa busca perigosa e desesperada. Em breve outro cadáver aparece - desta vez o de uma rapariga, a quem foi cortada uma das mãos. As provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. Neste thriller histórico profundamente comovente e sombrio, Erik e Izzy levam o leitor até aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano.

Zimler, Richard - Os anagramas de Varsóvia. 1ª ed. Alfragide : Oceanos , 2009. , 365, [1] p. ; 24 cm. ISBN:978-99-23-0583-7
Sinopse: Uma biografia rigorosa, reveladora e polémica feito por uma investigadora reputada que se dedicou a estudar profundamente a vida de Eça de Queirós. Um livro polémico que mudou a imagem que as pessoas tinham do autor de Os Maias.

 Mónica, Maria Filomena - Eça de Queirós. 5ª ed. Lisboa : Quetzal , 2009. , 526 p. : il. ; 23 cm. ISBN:978-972-564-789-9
Sinopse:A lucidez elegante, a crítica aguda e a argumentação clara conjugaram-se nesta obra, onde são traçados os grandes caminhos através dos quais teve origem e se consolidou o pensamento sociológico.

Aron, Raymond - As etapas do pensamento sociológico. 9ª ed. Lisboa : Dom Quixote, , 2010. , 644 p.ISBN: 978-972-20-4021-1
Sinopse: Henry Lethem é um estudante universitário com tendências suicidas que planeia a própria morte para dentro de três dias, a menos que o psicólogo Sam Foster o consiga impedir. Henry ouve vozes perturbantes e tem visões assustadoras mas onde acaba a imaginação e onde começa a realidade?
Sam começa subitamente a perder a noção da realidade quando também ele é atirado para um lugar infernal entre a vida e a morte. Com a ajuda da sua namorada, Sam corre contra o tempo para desvendar o terrível segredo por detrás do pesadelo de Henry, antes que seja tarde demais.

Stay : entre a vida e morte. 1ª ed. Lisboa : Play Entertainment , 2005. , 1 DVD (ca. 96 min.) : color., son. ; 12 cm.

Sinopse: Nikki não é uma banana qualquer...
É uma totó muito especial!
Nikki tem catorze anos e como qualquer miúda dessa idade vive intensamente os "dramas" de uma adolescência atribulada: a adaptação a uma nova escola, o dia-a-dia com a irmã mais nova, os problemas com os pais e a primeira paixão.
Com um registo despreocupado e ilustrações divertidas, este diário de uma adolescente é uma leitura obrigatória para todas as idades.

Russell, Rachel Renée - Diário de uma Totó 2. 1ª ed. Alfragide : Gailivro , 2011. , 279 p. : il. ; 22 cm. 978-989-557-787-3
SUPER INTERESSANTE. Dir. Carlos Madeira. Lisboa: G+J Portugal, 2011. Nº 163 (Novembro)

VISITA EXPOSIÇÃO DE CARTOONS

Uma turma do 11º ano da Escola Secundária Oliveira Júnior visitou a Biblioteca para apreciar a exposição de cartoons patente na Sala Polivalente.

A BIBLIOTECA VAI AO LAR

O Serviço Educativo deslocou-se à Casa de Repouso para mais uma sessão habitual de conversa à volta dos livros. Fizeram-se também jogos de raciocínio, como este: A polícia procura um suspeito. Como única pista tem um bilhete em código que faz referência ao nome. O código, porém, não é fácil de decifrar. O bilhete diz: 6 romanos mais 100 portugueses sem uma perna, mais metade da cabeça de um francês. Qual será o nome do suspeito?

FLANELÓGRAFO " A INTRÉPIDA LOJA DE CHAPÉUS"

O Serviço Educativo realizou mais duas sessões do flanelógrafo para três turmas do Jardim.de-Infância de Fundo de Vila que visi
taram a Biblioteca Municipal..

sábado, 5 de novembro de 2011

QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?

A sessão "Queres ouvir uma história?" com o conto O dia em que quase perdemos o 5 de Ana Cristina Luz encantou as crianças e suas famílias que estiveram, hoje na Biblioteca Municipal. Foi, ainda, realizada uma oficina de desenho sobre o conto selecionado para esta manhã.