quarta-feira, 30 de maio de 2012

Workshop Tecnologias de Acessibilidade

Programa de formação e esclarecimento para professores sobre leitores de ecrã

Vai decorrer no Centro de Leitura Especial, entre 5 e 13 do próximo mês de julho, esta atividade, cujo objetivo é esclarecer os professores e educadores sobre as novas tecnologias de acessibilidade,  e a melhor forma de iniciar um apoio eficaz a possíveis alunos com deficiência.

Dirigida a docentes de todos os níveis de ensino, esta ação de formação terá os seguintes conteúdos:


Módulo 1:
05 julho
14h30 – 17h30
Programa:
- Como a pessoa cega utiliza o computador e os seus recursos.
- Vantagens e desvantagens da navegação com o teclado.
- O que é e como funciona um leitor de ecrã Módulo

Módulo 2:
06 julho
14h30 – 17h30
Programa:
- Diferença entre um leitor de ecrã e um sintetizador de voz
- Breve perspetiva dos vários leitores de ecrã existentes e do seu funcionamento
- Tecnologias de acessibilidade para um ensino interativo

Módulo 3:
12 julho
14h30 – 17h30
Programa:
- Demonstração dos dois leitores mais utilizados JAWS E NVDA:
- Vantagens
- Limitações
- Os leitores de ecrã e as aplicações do Office

Módulo 4:
13 julho
14h30 – 17h30
Programa:
- Experiência prática no uso dos leitores de ecrã
- Explicação pormenorizada das várias funções e menus do JAWS e do NVDA

Inscreva-se e participe!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

SEMINÁRIO "DIGITALIZAR PARA DIVULGAR. EXPERIÊNCIAS"

No Seminário sobre o Projecto de Digitalização e Disponibilização Pública do Fundo Local da Biblioteca Dr. Renato Araújo de S. João da Madeira, que ontem decorreu no Auditório do Museu da Chapelaria, pelas 14h40, foram apresentados os resultados atingidos  pela coordenadora Dra. Teresa Azevedo.

De seguida a Professora Luísa Correia, em representação da Rede das Bibliotecas Escolares, salientou a importância da digitalização no contexto das Bibliotecas Escolares. 

Finalmente, a Dra.  Maria João Pires de Lima, responsável pelo Arquivo Distrital do Porto, partilhou a sua experiência em diversificados projetos.

Marcaram presença docentes, investigadores, pedagogos, animadores sócio-culturais, arquivistas, bibliotecários, profissionais da informação e documentação.

Grande parte das obras do Fundo Local ficam assim disponíveis sob a forma de base de dados e da pesquisa on-line, permitindo explorar e difundir esta documentação tornando-a acessível a toda a população sem limitação de horários ou distância, aumentado desta forma, o número e eficácia das consultas a este fundo local.

A realização deste projeto apenas foi possível, graças a todos os autores que autorizaram a digitalização e disponibilização on-line das suas obras e a quem agradecemos publicamente.


A Biblioteca Municipal agradece também publicamente ao Jornal LABOR, por ter facultado um número significativo de imagens já digitalizadas que, para além de agilizar o processo de incorporação, possibilitaram a que houvesse lugar a um maior número de documentos digitalizados.

Desfrute deste magnífico manancial de informação e clique em:






quarta-feira, 23 de maio de 2012

COMEMORAÇÃO METROPOLITANA DO DIA DO AUTOR PORTUGUÊS



Desde 1982 que se comemora, no dia 22 de Maio,  o Dia do Autor Português, uma homenagem e reconhecimento àqueles que, nas diferentes áreas artísticas, ao longo da história de Portugal nos têm  enriquecido culturalmente com as suas criações.

As Bibliotecas Municipais da Área Metropolitana do Porto, associam-se a esta homenagem efectuando a partilha dos seus autores, em diversas áreas artísticas, com a actividade intitulada: “Vem conhecer os meus autores…”, tendo como  objectivo a sua divulgação a públicos diferentes em cada uma das bibliotecas municipais.

A Biblioteca Municipal de S. João da Madeira convidou José Emídio, pintor e ilustrador, para falar sobre a sua obra, deslocando-se à Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis, também parceira da AMP, para dar a conhecer a sua experiência enquanto artista e a sua já extensa obra.
Marcou também presença na sessão o actor e encenador de teatro Carlos Fonseca, natural de Oliveira de Azeméis, que partilhou com todos os participantes a sua paixão pelo teatro.
A sessão era destinada a crianças do 1º ciclo. 


Por sua vez, a Biblioteca Municipal recebeu a fotógrafa/maquilhadora Márcia Rodrigues, de Vale de Cambra para uma demonstração do seu trabalho fotográfico dando dicas e conselhos a ter nos cuidados do rosto feminino.
Realizou ainda, uma sessão fotográfica com as utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

NOVIDADES NA BIBLIOTECA



Workshop "CRIO CORDÃO"


Ontem, 17 de maio, pelas 18h00, teve lugar na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal o workshop "Crio Cordão", formação para grávidas, que pretende prestar um esclarecimento sobre a recolha e preservação de células estaminais do cordão umbilical, organizado pela Future Health - líder global na qualidade de serviços de processamento e criopreservação de células estaminais. 

A FHT Portugal, Futur Health Technologies, tem como base temas de grande importância, que são definidos pelos profissionais de saúde das diferentes áreas materno-infantis, com o objectivo de esclarecer os futuros papás nesta nova etapa.

Este workshop contou com a presença de cerca de 40 participantes e respectivos maridos, aos quais foram distribuídas algumas ofertas.


sábado, 5 de maio de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO "O ÚLTIMO IMPÉRIO" DE TIAGO MO...

Decorreu, ontem, na Biblioteca Municipal o lançamento do livro "O Último Império" de Tiago Moita, jovem escritor sanjoanense que se estreou na ficção nacional. A sessão contou com a presença de Pedro Laranjeira que fez a apresentação do livro, do representante da editora, dos familiares e amigos do escritor.