terça-feira, 23 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


Hoje, pelas 14h30, para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor, a Biblioteca Municipal contou com uma sessão de apresentação do livro de poesia “Sou mercúrio, já fui água” de Regina Correia.
Marcou presença uma turma de alunos do 2º Ciclo da Escola Secundária João da Silva Correia.

José Jorge Letria afirma que "A poesia de Regina Correia é contida e sofrida como costuma ser a vivência de quem converte em dizer poético os sentimentos e os afectos fundamentais. E, se como afirma o ensaísta George Steiner, a poesia é a virtude e o verso o atributo, neste caso ambos se casam com assinalável sentido de harmonia e equilíbrio".



Quem é Regina Correia?
Maria Regina Fernandes Correia nasceu a 26 de Julho de 1951, em Sequeiros (Couto de Cima), próximo de Viseu. Viveu em Angola e volta para Portugal para frequentar o ensino básico. Com dez anos regressou a Angola, em Janeiro de 1962, onde frequentou o Liceu Dª Guiomar de Lencastre, em Luanda.

Voltou a Lisboa, para iniciar em 1969 os estudos universitários na Faculdade de Letras, tendo-se licenciado em Filologia Germânica.

Em Outubro de 1974, de novo em Luanda, já casada, leccionou no Liceu Paulo Dias de Novais, tornando-se mais tarde Secretária de Administração da TAP.

Por razões de ordem familiar e da situação de guerra civil que entretanto se vivia em Angola, viajou para Portugal, tendo iniciado a sua carreira de Professora do Ensino Secundário no Liceu de Jaime Moniz, no Funchal, onde nasceu seu único filho, em Abril de 1977.

Colaborou no Jornal de Letras com artigos de crítica literária (1991-1993), fez traduções de natureza pedagógico--didáctica e técnico-científica e ainda literária, tendo traduzido em 2010 e 2011 dois livros alemães, para a Editora Estrofes&Versos.

Publicou três livros na Universitária Editora: “Os Enteados de Deus” (1990) – ficção, Prémio Revelação da Câmara Municipal do Montijo e APE; “Noite Andarilha” (1999) – poesia; “Uma Borboleta na Cidade” (2000) – ficção.

Em Maio de 2012 foi editado pela Alphabetum seu novo livro de poesia “Sou Mercúrio, Já Fui Água”, contendo este a reedição de “Noite Andarilha”.





sexta-feira, 19 de abril de 2013

WORKSHOP DE POESIA COM PEDRO LAMARES

A Poesia foi rainha por uma semana nas escolas do 1º ciclo, através da voz de Pedro Lamares. 
As turmas do 4º ano tiveram a oportunidade de usufruir de um workshop de poesia, que incluiu técnicas de respiração e preparação da voz para uma melhor utilização deste orgão, tão precioso na comunicação humana. 
As crianças adoraram as sessões que Pedro Lamares realizou e divertiram-se muito com os lindos poemas que declamou, gerando-se, por isso, um clima de boa disposição.












SEMANA DA TERRA NA BIBLIOTECA

22 Abril
18h00-19h30 

Palestra “A Mãe Terra está doente…como podemos nós, os Seus Filhos, estar saudáveis?” pelo Prof. Kazuo Kon

23 Abril
18h00 » 19h30
Palestra “A Sua Saúde e as Estações” pela Prof.ª Alicia Kon

Dinamização: Inst. Arca Noé Século XXI 
Local: Biblioteca Municipal

NOVIDADES NA BIBLIOTECA



quinta-feira, 18 de abril de 2013

23 de Abril - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


Para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor, a Biblioteca Municipal conta com a apresentação de duas obras, para diferentes públicos.

14h00













Apresentação do livro de poesia “Sou mercúrio, já fui água” de Regina Correia

A poesia de Regina Correia é contida e sofrida como costuma ser a vivência de quem converte em dizer poético os sentimentos e os afectos fundamentais. E, se como afirma o ensaísta George Steiner, a poesia é a virtude e o verso o atributo, neste caso ambos se casam com assinalável sentido de harmonia e equilíbrio.
José Jorge Letria

 Público-alvo: alunos do 2º Ciclo e Secundário


18h00


































O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em S. João da Madeira realiza a Tertúlia "Questionamos práticas, conversando. Caminhamos para outro paradigma?" 
Com esta tertúlia pretende-se assinalar o Dia Internacional do Livro com a apresentação do livro "Lideranças Partilhadas. Percursos de Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida", Cláudia Múrias & Marijke de Koning (coord.). 2012. Porto: Fundação Cuidar O Futuro & Livpsic.

Pretende-se, igualmente debater as questões da cidadania e igualdade de género, tendo como público-alvo a comunidade em geral e os alunos da UAb em particular.

Público-alvo: Jovens e Adultos em geral



segunda-feira, 15 de abril de 2013

PRÉMIOS POESIA NA CORDA 2013


ENTREGA DE PRÉMIOS POESIA NA CORDA

Na passada 6ª feira, pelas 18 horas decorreu a entrega de prémios da Poesia na Corda 2013.

Poesia na Corda é uma iniciativa inserida na Campanha da Poesia à Mesa que visa premiar os melhores poemas que são colocados informalmente, pelos transeuntes na corda que está situada, durante esse período, na Praça Luís Ribeiro.



Os prémios atribuídos foram os seguintes:

CRIANÇA
Tema: AMBIENTE


Tomás Santos

Escola do Espadanal

“O Ambiente”



Fábio Almeida

Escola do Espadanal

“Um Amigo Especial”



Tema: AMOR 


Rafael Bastos Almeida

Escola Espadanal

“O Amor e loucura”



António Teixeira

Escola dos Ribeiros

“Confusão”





Tema: OUTROS



Afonso Gonçalves Correia

Escola dos Ribeiros

“Os Países”



Maria Lamas
Escola dos Ribeiros

“Uma pessoa especial”





Tema: INDÚSTRIA & COMUNIDADE



Sofia Trindade Brandão
Escola dos Ribeiros

“O que eu quero ser”



Diana Moreira
Escola do Espadanal

“Indústrias em S. João”





JOVENS

Tema: AMOR (Ecos Urbanos)


Maria Lima Costa

Escola Oliveira Júnior

“O mar do amor”



Renata Oliveira Silva

Escola EB 2/3

“O que é o amor?”



Tema: OUTROS 


Sara Monteiro
Escola Oliveira Júnior

“As paredes”



Tiago dos Santos Gomes

Escola Oliveira Júnior

“Dúvida”



ADULTOS
Tema: AMOR



Paula Maria Gomes Soares
Escola: CFPIC

“Pudesse eu ser”



Dina Silvério

“Vício”



Fábio Silva

“Amar de luar”



Tema: OUTROS


Alegna (Ângela Costa Almeida)

Escola : CFPIC

“Sou”



Carlos Alberto Pereira Dias

“O Outono e a vida”