segunda-feira, 22 de setembro de 2025

30 OUTUBRO | 21H00 | CLUBE DE LEITURA

O Clube de Leitura tem encontro marcado no dia 30 de outubro, pelas 21h00, para a abordagem da obra “Siddhartha”, de Hermann Hesse, numa sessão informal que promove o gosto pela leitura partilhada e pelo debate de ideias.

Hermann Hesse foi um romancista e poeta alemão, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1946.

Sobre o livro:
Siddhartha, filho de um brâmane, nasceu na Índia no século VI a.C. Passa a infância e a juventude isolado das misérias do mundo, gozando uma existência calma e contemplativa. A certa altura, porém, abdica da vida luxuosa, protegida, e parte em peregrinação pelo país, onde a pobreza e o sofrimento eram regra. Na sua longa viagem existencial, Siddhartha experimenta de tudo, usufruindo tanto as maravilhas do sexo, quanto o jejum absoluto. Entre os intensos prazeres e as privações extremas, termina por descobrir «o caminho do meio», libertando-se dos apelos dos sentidos e encontrando a paz interior. Em páginas de rara beleza, Siddhartha descreve sensações e impressões como raramente se consegue. Lê-lo é deixar-se fluir como o rio onde Siddhartha aprende que o importante é saber escutar com perfeição.


20 A 28 DE OUTUBRO | FLU - FEIRA DO LIVRO USADO

Em outubro, comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Com o objetivo de promover a leitura e aplicar os princípios da economia circular, a comunidade educativa é convidada a oferecer, adquirir e/ou trocar livros usados, mas em bom estado de conservação, na Feira do Livro Usado a realizar na receção da Biblioteca Municipal.



11 OUTUBRO | 10H30 | SÁBADOS EM FAMÍLIA

Numa noite escura, ouve-se um bater à porta... Toc, toc, toc! Quem será a estranha visita? Nesta história cheia de suspense e surpreendente, vamos rir, imaginar e até arrepiar.

Nesta oficina, as crianças vão criar portas um bocadinho assustadoras e esconder atrás delas visitantes muito especiais ou bem estranhos! Com muita imaginação vamos descobrir quem está do outro lado.

Pela Contadora de Histórias Alexandra João Costa.
A partir do livro de Gracia Iglesias e Vicente Cruz

Público: crianças dos 3 aos 10 anos, acompanhados por um adulto.
Inscrição gratuita: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt




08 OUTUBRO | 14H30 | CLUBE DE LEITURA JUVENIL

O Clube de Leitura Juvenil reúne mensalmente com o objetivo ajudar os participantes a aprofundar os seus gostos literários, a melhorar as suas competências, a expressar opiniões e a desenvolver o pensamento crítico.
Em outubro, será explorada a obra “O Rapaz ao Fundo da Sala”, de Onjali Q. Raúf
Dinamizado pela professora bibliotecária Ana Paula Oliveira.
Público: jovens entre os 12 e os 15 anos.
Mediante inscrição prévia: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt
Sobre o livro:
Um livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido.
Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet.
Intrigados, quatro meninos muito especiais tentam fazer amizade com ele e conhecer a sua história. Descobrem que o Ahmet é um rapaz refugiado que foi separado da família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra.
Uma vez que nenhum adulto consegue ajudar o Ahmet a reencontrar a família, o quarteto de amigos elabora um plano audaz — nada mais do que A Melhor Ideia do Mundo — que os levará numa aventura extraordinária envolvendo a própria Rainha de Inglaterra!

Um livro multipremiado: vencedor do Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil, foi ainda finalista do Prémio Jhalak e nomeado para o Carnegie na categoria de Melhor Livro Infantil.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

CENTRO DE LEITURA ESPECIAL

Sabia que ?

O Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal desenvolve uma colaboração estreita com os principais equipamentos culturais da cidade, promovendo a acessibilidade à cultura e à informação para cidadãos cegos ou com baixa visão.

Destaca-se a produção de folhas de sala em braille, que permitem a estes públicos o acesso aos conteúdos dos espetáculos apresentados na Casa da Criatividade. De igual modo, em parceria com os museus locais, são produzidas versões em braille dos textos de apoio às exposições, assegurando que os visitantes possam usufruir, em condições de equidade, das propostas culturais da cidade.

Esta articulação constitui um exemplo de boas práticas de inclusão, reforçando o papel da Biblioteca Municipal como mediadora cultural e promotora de uma cidadania ativa e participada.