sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

S. VALENTIM

Segundo a lenda, S. Valentim era um bispo romano do século III D.C., que viveu num período em que imperavam ainda os cultos religiosos pagãos apesar do cristianismo primitivo começar a ganhar simpatia crescente da população, especialmente entre pobres, mulheres e escravos.

Tradicionalmente, o dia 14 de Fevereiro está ligado ao martírio de dois valentins. Um poderia ter sido um sacerdote romano decapitado por Cláudio II, por volta de 270, e o outro, igualmente decapitado nessa data, seria bispo de uma cidade a uns 100 Km de Roma.

Não se conhece a ligação entre ambos nem o motivo pelo qual estão associados a esta data.

Porém, segundo reza a história, Valentim de Roma foi morto por continuar a celebrar casamentos depois de Cláudio o ter proibido, por decreto, num esforço para encorajar jovens a entrar no exército reforçando, assim, as suas fileiras.

Outra história liga o dia de S. Valentim às festas Lupercais de Roma. É possível que os jovens escolhessem os nomes das virgens que seriam suas parceiras durante as celebrações, precisamente a 14 de Fevereiro (véspera destes antigos ritos da fertilidade).

Aliás, alguém já especulou que a decapitação de S. Valentim serviu de divertimento nas Lupercais.

Finalmente, o costume de se trocarem notas de amor, que remonta aos finais da Idade Média, poderá fundamentar-se na crença de que as aves começam a acasalar nesta altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário