terça-feira, 28 de abril de 2009

O ENTRE-DOURO-E-VOUGA NA FORMAÇÃO DE PORTUGAL – RECENSÃO HISTÓRICO-BIBLIOGRÁFICA

Na próxima 4ª feira, dia 29 de Abril, pelas 18,30 horas, será apresentado o novo livro “O ENTRE-DOURO-E-VOUGA NA FORMAÇÃO DE PORTUGAL – RECENSÃO HISTÓRICO-BIBLIOGRÁFICA”, de António Mesquita, na Biblioteca Municipal.

O autor fará uma explanação do tema, abordando a importância do Miliário de Ul na revelação de que a implantação da cidade pré-romana de Lancóbriga se localizava na cidade de S. João da Madeira ficando, depois, à disposição dos presentes para responder a questões e autografar a obra.

Apresenta uma reflexão histórica da principal bibliografia do Mundo Clássico e Tardo-Antigo conducente a uma nova leitura e reinterpretação do Itinerário Antoniano – confirmação de Talábriga, em Lamas de Vouga, localização de Langóbriga, em S. João da Madeira e Calem, no concelho de Gaia, mas no antigo Couto de Crestuma. Preponderante nesta reavaliação histórica o Milário de Ul, da Milha 12, de Oliveira de Azeméis.
Testemunho do Castro de Nossa Senhora da Saúde, nos Carvalhos, sede dos povos Túrdulos Velhos, foi assento de PORTUCALE CASTRUM ANTIGO, reconhecido pelos Suevos, que se transferiu. Com o abaixamento da altura do mar, para o morro da Sé – o Castro Novo -, elevado a Diocese Portucalense, com a conquista da Gallaecia pelos Visigodos.
A importância económica das “Minas Romanas de Ouro do Porto”, exploradas pelos Estado de Roma, que abrange os concelhos de Gondomar, Valongo e a vila de Melres, onde se aplicaram as mais evoluídas tecnologias do Mundo Antigo. O Porto de Calém, plataforma portuária que se estendia pelas duas margens do Rio Douro, decalcando o futuro Couto de Crestuma da Reconquista Cristã, do qual o concelho de Gondomar preservou a freguesia da Lomba, na margem esquerda do Douro, do antigo domínio tardo-romano.

António Mesquita nasceu no Peso da Régua em 1939 e vive em S. João da Madeira desde 1964, onde se fixou e ganhou raízes. Tem-se distinguido como Jornalista e Investigador Histórico e Biográfico. Tornou-se mais conhecido com a publicação da obra “Officio de Çapateyro in a irmandade dos S. S. Crispim e Crispiniano do Porto”, com a qual obtém o 1º Prémio do concurso da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto – Prémio Dr. Serafim Leite 1987 - Município de S. João da Madeira, em 1988. Publicou já uma vasta obra relacionada com a história e arqueologia da Indústria de Calçado.
Na investigação biográfica podemos referir a obra “Dois amigos – Correspondência Epistolar de dois escritores são-joanenses,” publicada em 1997, na qual se revelam as cartas trocadas entre 1935-1953 por dois sanjoanenses que vieram a deixar marcas na cultura da cidade – José Moreira e João da Silva Correia. É de referir também, neste campo temático, um trabalho sobre o Dr. Maciel Leite d’Araújo, que deu nome a uma rua desta urbe (Rua Dr. Maciel).


Obras do autor

Investigação Histórica:
• “Foral de Cambra 1514-470 anos de Municipalismo” – separata do “Jornal de Cambra”, 1984
• “Officio de çapateyro in a irmandade de S. S. Crispim e Crispiniano do Porto” – 1º Prémio do concurso da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto – “Prémio Dr. Serafim Leite 1987 – Município de S. João da Madeira”, 1988
• “Especificidades da Pré-Indústria de Calçado e Curtumes no Algarve”, in “Anais de Faro”, 1992
• “Onde nasceu a Indústria de Calçado? Subsídio para o Estudo da Arqueologia Industrial do Calçado no Triângulo de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis”, 1995
• “Os sapateiros no contexto Económico e Religioso do Reino”, 1996
• “Da Postura Protonacional de Coimbra – As Taxas de Calçado nos finais do Antigo Regime”, in “Arquivo Coimbrão”, 2002
• “Vexame e Razões do Colonialismo Ibérico no Brasil”, vol. 19 e 20 da Revista “Villa da Feira, Terra de Santa Maria”, 2008

Jornalismo:
• “Congresso de Imprensa nos anos 150 Anos de Unidade do Distrito de Aveiro”, 1985

Investigação biográfica:
• “Dois Amigos – Correspondência Epistolar de Dois Escritores São-joanenses”, 1997
• “Sonetos, João da Silva Correia”, 1997
• “Dr. Manuel Maciel Leite d’Araújo – O Cidadão, o Médico-Cirurgião e o Homem Público”, Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, 2006, (policopiado)

Sem comentários:

Enviar um comentário