sexta-feira, 17 de julho de 2009

A BIBLIOTECA DE S. JOÃO DA MADEIRA ESTÁ A MUDAR...


A Biblioteca Municipal de S. João da Madeira mudou, para si e por si.
Nos últimos meses realizamos um conjunto de alterações que, estamos certos, vão aumentar a qualidade dos serviços que prestamos e o seu próprio bem-estar. Desde logo, criamos um serviço educativo que tem vindo a realizar diversas acções de sensibilização para a leitura junto de públicos muito diversos (muitas destas acções têm sido apresentadas no blog). Mas querendo ir ainda mais longe promovemos também importantes mudanças, como por exemplo:
- Criámos, no piso 2, uma sala de investigação e pesquisa do Fundo Local da Biblioteca
Doravante, sempre que um investigador pretender consultar o Fundo Local irá fazê-lo nesta sala que reúne todas as condições de trabalho necessárias.
A Sala do Fundo Local está aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira entre as 09h30 e as 12h30 e as 14h30 e as 18h00.
Para mais informações deverá contactar a técnica responsável (Dra. Graça Neves).
- Criámos melhores condições para o Espaço Internet da Biblioteca
Visando aumentar o conforto dos visitantes e facilitar o acesso às novas tecnologias (inclusivamente a pessoas com mobilidade reduzida que eram antes obrigadas a deslocar-se até ao piso 2), transferimos o espaço Internet para a zona da recepção.
O acompanhamento dos utilizadores é agora realizado de forma permanente pelas funcionárias em serviço na recepção que estarão sempre disponíveis para o auxiliar.
- Criámos uma sala especificamente destinada à leitura e à consulta de periódicos
Até este momento os periódicos encontravam-se disponíveis na sala de adultos com todas as desvantagens que tal situação originava, quer aos utilizadores da sala de adultos quer aos leitores de periódicos.
Para resolver esta situação, criámos uma nova sala de leitura e consulta de periódicos situada no piso 2 da biblioteca. Esta sala disponibiliza aos seus utilizadores todos os periódicos existentes na biblioteca, tendo sido criadas condições adequadas para a sua consulta em ambiente calmo e propício à leitura e à reflexão.
- Aumentamos a capacidade de recepção na sala de adultos
Com a mudança dos periódicos para sala própria, aumentamos a capacidade da sala de adultos, que tem agora mais área destinada a estes utilizadores e virá a permitir ainda um aumento significativo dos documentos expostos.
Aliás, está a decorrer ao longo deste ano um intensivo processo de catalogação de documentos que até este momento não tinham ainda sido disponibilizados ao público. No fim deste processo contamos ter mais de 1.300 novos títulos para disponibilizarmos aos nossos leitores!
- Facilitamos a consulta de documentos em suportes diferentes
Visando melhorar o acesso aos documentos vídeo e áudio (que até ao momento se encontravam todos na sala no piso 2), reorganizamos estes espólios em função das faixas etárias, sendo que doravante, os adultos encontraram, na sala de adultos, todos os documentos vídeo e áudio dirigidos à sua faixa etária, e as crianças e jovens encontrarão na sala infantil e juvenil os documentos que lhes são dirigidos.
Quer isto dizer que, por exemplo, uma criança pode na mesma sala encontrar o livro, o vídeo e o CD que pretende requisitar, sem ter que andar de sala em sala!

Estas são apenas algumas das alterações que introduzimos no funcionamento da Biblioteca.
Mas a sua opinião é, para nós, muito importante pelo que agradecemos que nos envie qualquer sugestão ou comentário que nos permita fazer ainda mais e fazê-lo melhor.

Se ainda não viu a sua nova biblioteca, não deixe de nos visitar!

1 comentário:

  1. Mais boas notícias, estas que vêm da Biblioteca. Depois de tantos anos de marasmo e degradação de um dos espaços de que SJM mais se podia orgulhar em décadas passadas, será que os sanjoanenses poderão voltar a olhar para a Biblioteca com esse "orgulho perdido"?
    A ser assim, parabéns aos responsáveis.

    ResponderEliminar