terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DE PASSAGEM... PELA BOSSA NOVA

Está patente, entre 15 e 31 de Janeiro, na recepção da Biblioteca e pretende divulgar o espólio documental existente, a propósito da efeméride dos 50 anos da Bossa Nova, movimento musical que gerou uma verdadeira revolução cultural.
Já nos anos 30, surgiam talentos musicais que improvisavam paragens súbitas na música para falar.
Mais tarde, devido a influências do pós-guerra, do americano Stan Kenton, do impressionismo de Debussy, Ravel, Cool Jazz, etc., surge um movimento cultural e musical no fim dos anos 50, no Rio de Janeiro, entre a elite intelectual, em que se cantava e tocava samba, revelador de um inconformismo com o formato musical da época.
Surge na sequência de uma necessidade dos brasileiros se libertarem da supremacia política e financeira que os EUA tentaram exercer sobre o Brasil.
Foi dentro desse mesmo espírito que os rapazes dos apartamentos de Copacabana, cansados da importação pura e simples da música norte-americana, resolveram também montar no Brasil um novo tipo de samba envolvendo procedimentos da música clássica e do jazz, e vocalizações colhidas na interpretação jazística de cantores como Ella Fitzgerald, ao mesmo tempo que intelectualizavam as letras, o que explicaria o sucesso de parceiros cultos como o poeta Vinicius de Moraes.
Surgem cantores com jeito suave e minimalista, como João Gilberto, Vinicius de Morais, António Carlos Jobim e muitos outros.
Fontes: TINHORÃO, José Ramos - História social da Música Popular Brasileira. Lisboa: Caminho, 1990

Sem comentários:

Enviar um comentário