segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DE PASSAGEM... POR MIGUEL TORGA (1907-1995)

De 4 a 15 de Janeiro estará patente na recepção da Biblioteca mais uma exposição "De passagem..." desta vez em homenagem ao escritor Miguel Torga, através da qual se pretende divulgar a sua bibliografia existente na Biblioteca.
"A maior desgraça que pode acontecer a um artista é começar pela literatura, em vez de começar pela vida"
M. Torga
DADOS BIOGRÁFICOS
1907- Nasce em Vila Real e tem uma infância dura.
1917 - Vai para o Porto como criado numa casa de parentes mas, devido ao seu carácter rebelde, não fica aí mais do que um ano.
1918 - Estuda no Seminário de Lamego, que abandona ao fim de dois anos.
1919 - Embarca para o Brasil onde vai trabalhar arduamente numa fazenda de familiares como capinador, apanhador de café, vaqueiro e caçador de cobras.
1928 - Entra na Faculdade de Medicina em Coimbra, ajudado financeiramente pelos seus familiares brasileiros, concluindo o curso com 24 anos.
1934 - Adolfo Correia Rocha assume-se literariamente como Miguel Torga, pseudónimo composto como homenagem aos grandes vultos da literatura ibérica Cervantes e Unamuno (Miguel) e a uma planta brava da montanha (Torga).
1937 - Exerce medicina em Leiria.
1939 - Exerce a profissão em terras transmontanas. Esteve preso nas Cadeias do Aljube e, embora tivesse pensado em abandonar o país, não o fez devido ao amor que sentia pela terra-mãe, aliás bem visível na sua obra.
1940 - Casa com a belga Andrée Crabbé, professora da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
1955 - Nasce a sua filha Clara Rocha
1995 - Morre em Coimbra
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
  • Sentimento telúrico
  • Problema religioso
  • Desespero humanista

Sem comentários:

Enviar um comentário