sexta-feira, 26 de março de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: VIDAS SIMPLES. EMOÇÕES FORTES. Jack Linden (Mark Ruffalo) e Hank Evans (Peter Krause) são os melhores amigos. Professores universitários na pequena cidade de New England, Jack ensina literatura e Hank escrita. Nos tempos livres correm juntos e bebem copos no pub local ao final do dia. São casados e têm filhos. Terry (Laura Dern) é mulher de Jack. Edith (Naomi Watts) é mulher de Hank. À sua maneira, também são amigas. Os dois casais costumam reunir-se à volta da mesa depois de deitar as crianças, o vinho escorre livremente e dança-se com entusiasmo. Mas os Evans e os Linden não são tão felizes como aparentam. Jack e Terry vivem desgastados pela rotina do dia-a-dia que não conseguem controlar, a educação das crianças, uma casa caótica e a habitual falta de dinheiro. Agridem-se verbalmente e questionam o ainda estar juntos. Aparentemente a vida de Hank e Edith corre melhor, uma filha e uma casa exemplar. Hank atravessa uma crise criativa, não consegue escrever. Adora a filha, gosta da vida que tem, mas lida mal com a monogamia. Para Edith a lida da casa, as compras e a educação da filha - não são suficientes. WE DON'T LIVE HERE ANYMORE - DESENCONTROS mostra a perversa história da infidelidade - e a cumplicidade, negação e crueldade que esta lógica comporta.

We don't live here any more: Desencontros[DVD]. Lisboa : LNK , 2005. (Jornal Público)



Sinopse: A partir de que momento nasce um pai? Com a notícia da sua anunciada paternidade? Quando sonha pela primeira vez com o filho ou vislumbra as suas formas difusas na primeira ecografia?Ao primeiro toque ou ao primeiro choro? De que forma transforma a vida de um pai?

AGUALUSA, José Eduardo - Um pai em nascimento. Carnaxide : Objectiva , 2010Madrid : Alfaguarra . ISBN 978-989-672-019-3
Sinopse: Uma onda de violência parece sacudir todos os dias, de maneira invisível e silenciosa, os colégios e as escolas secundárias de grande parte da Europa e dos Estados Unidos. Que podemos fazer para entender o que se passa?
O bullying é um processo de abuso e intimidação sistemática de uma criança sobre outra - apoiada por um grupo -, geralmente no âmbito escolar, e cujas consequências para a vítima podem ser devastadoras se não forem atalhadas a tempo. Bullying, Guerra na Escola amplifica aquilo que ainda não é ouvido pela maior parte das pessoas: o murmúrio das paredes das salas de aulas, a dor silenciosa do perseguidor, os queixumes e sofrimento das vítimas, as dúvidas de alguns professores, a confusão dos pais...
A pedagoga Nora Rodríguez apresenta-nos um estudo pormenorizado destas situações, ilustra-as com exemplos da vida real, fruto das suas investigações, de conversas com os perseguidores e com as suas vítimas directas, e depois de analisar as possíveis causas do problema propõe-nos as chaves da sua solução:Que se deve fazer perante um caso de maus-tratos físicos ou psicológicos entre crianças ou adolescentes?Como devem actuar os pais da vítima para que esta não continue a sofrer com a perseguição de que é alvo?Que podem fazer os pais do agressor para que este deixe de incomodar os colegas?Que medidas deverão adoptar os professores?Este é um livro fundamental e imprescindível para pais e educadores.Entender a tempo este problema e tratá-lo como deve ser tratado significa evitar sequelas irreversíveis no desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes.

RODRÍGUEZ, Nora Ethel - Bullying, guerra na escola. 1ª ed. Lisboa : Sinais de Fogo, 2007. (Extra colecção) . ISBN 978-989-8066-20-6
Sinopse: Para comemoração do centenário da implantação da República, os alunos de uma escola resolveram aceitar o desafio da professora Augusta: comemorar o evento, através de uma representação teatral. Façamos com eles uma viagem ao passado ainda tão vivo; acompanhemos os acontecimentos e o entusiasmo das personagens que impulsionaram a mudança; recordemos os antecedentes, as lutas, as vitórias, os reveses e a paixão daqueles homens que inscreveram a história da sua Pátria na grande página da História da Humanidade.

FERNANDES, Cidália - Um auto à República. 1ª ed. Lisboa : Plátano , 2009 . ISBN 978-972-770-717-1

Sem comentários:

Enviar um comentário