quarta-feira, 21 de abril de 2010

SEMANA DA LEITURA


Amanhã, dia 22 de Abril, pelas 15 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca, terá lugar uma sessão com a escritora Margarida Fonseca Santos sobre a sua colecção de contos “O Reino de Petzet”, destinada ao público escolar dos 9 aos 16 anos.

Mais tarde, pelas 21h30 decorrerá uma sessão de contos "Contar consigo... ao serão!", com a presença das autoras Margarida Fonseca Santos e de Rita Vilela, destinado ao público adulto.
Aceite o desafio e entre num jogo para vencer. No final de cada história as suas escolhas irão surpreendentemente mudar a sua vida. Histórias para Contar Consigo é um livro ou um jogo? A partir da experiência como terapeutas, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela escreveram estas metáforas que nos ajudam a crescer e a conhecer-nos a nós próprios. O livro começa com uma história e no fim dessa história somos confrontados com uma pergunta e várias possibilidades de resposta. A partir daqui estamos por nossa conta. A escolha leva-nos a uma próxima história, uma nova pergunta e assim sucessivamente. No final teremos aprendido mais sobre nós.

Como contadoras de histórias que são, prometem um serão de histórias que mexem connosco!

Quem é Margarida Fonseca Santos?
Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960.
Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
Começou a escrever em 1993 e neste momento dedica-se a tempo inteiro à escrita.
Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.
Orienta ateliers de escrita com crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens).
Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor!
É membro fundador do Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Cª .
Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de Letras, e pelo apontamento “Bicho-de-conta” (contos para crianças) na Antena 1, Programa “À volta dos dias”.
Ganhou vários prémio de onde se destacam Prémio Revelação Ficção APE/IPLB e Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca (1996)
Paralelamente trabalha treino mental para a performance, bem como o uso pedagógico e terapêutico da metáfora.

Quem é Rita Vilela?

Rita Vilela nasceu em Lisboa, em 1964. Depois de concluído o curso de Psicologia, começou a trabalhar em formação profissional. Recentemente estreou-se como terapeuta. Adora trabalhar com pessoas.
Para relaxar, gosta de fazer desportos de natureza. Canoagem, BTT, escalada, espeleologia, rafting, entre vários outros. Mas o que mais lhe dá prazer são caminhadas, descobrindo as mais belas paisagens do nosso país, e não só!
Tem paixão por escrever e é capaz de ficar horas a fazê-lo sem se cansar. É autora de vários livros entre os quais As 7 Cores de Oníris, publicado pela Oficina do Livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário