sexta-feira, 28 de maio de 2010

"ESPERANCIDADE" DE MARTZ INURA

Hoje, pelas 21h30, será apresentada a mais recente publicação do escritor Martz Inura, " Esperancidade - o último livro", pelo Dr. António Pinto Sampaio.
Este novo romance, narra os momentos dramáticos de uma Humanidade em risco, face ao esgotamento do Sol, que aumentou de volume e secou todos os oceanos da Terra.


Reporta-se a um futuro já passado, em que uma comunidade tenta fazer uma viagem épica da Europa até à Antárctida em busca da última água existente no planeta.


Ainda que seja de natureza ficcional, inspira-o a ciência e a revelação. A estrutura do romance rege-se pelo signo dez: os seus cem poemas, por onde perpassa um claro teísmo, são introduzidos gradualmente por entre os dez capítulos do romance, a partir de um bloco constituído pelos dez primeiros números ímpares, e retratam o estado de alma da personagem principal. Há nele um farol de esperança, laivos de misticismos, uma mensagem subliminar contra o fanatismo religioso.




Quem é Martz Inura?



Pseudónimo de Emídio Ferreira de Aguiar, nasceu em 1945 na vila de Carregosa (Oliveira de Azeméis) e reside em S. João da Madeira.
Ainda jovem frequentou o Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, em Lisboa, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e, mais tarde, a Faculdade de Letras do Porto onde se licenciou em Sociologia.
Iniciou a sua actividade literária em 2004, na poesia, com a obra “Sinfonias incompletas”, publicando em 2006 uma vasta obra poética.
Em prosa publicou os romances “Um sonho secular” e, em 2008, “Viagem ao fim do Império”, obra com que venceu o prémio literário João da Silva Correia.
A sua mais recente criação literária é o romance “Esperancidade, o Último Livro”, editado pela Âncora Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário