sexta-feira, 4 de junho de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

STILWELL, Isabel - D. Amélia : a rainha exilada que deixou o coração em Portugal. 2ª ed.. Lisboa : A esfera dos livros, 2010. ISBN: 978-989-626-207-5

Sinopse: Uma rainha não foge, não vira costas ao seu destino, ao seu país. D. Amélia de Orleãs e Bragança era uma mulher marcada pela tragédia quando embarcou, em Outubro de 1910, na Ericeira rumo ao exílio. Essa palavra maldita que tinha marcado a sua família e a sua infância. O povo acolheu-a com vivas, anos antes, quando chegou a Lisboa. Admirou a sua beleza, comentou como era alta e ficou encantado com o casamento de amor a que assistiu na Igreja de São Domingos. A princesa sentia-se uma mulher feliz. Mas cedo começou a sentir o peso da tragédia. O povo que a aclamou agora criticava os seus gestos, mesmo quando eram em prol dos mais desfavorecidos. O marido, aos poucos, afastava-se do seu coração, descobriu-lhe traições e fraquezas e nem o amor dos seus dois filhos conseguiu mitigar a dor. Nos dias mais tristes passava os dedos pelo colar de pérolas que D. Carlos lhe oferecera, 671 pérolas, cada uma símbolo dos momentos felizes que teimava em não esquecer. Isabel Stilwell, autora best-seller de romances históricos, traz-nos a história da última rainha de Portugal. D. Amélia viveu durante 24 anos num país que amou como seu, apesar de nele ter deixado enterrados uma filha prematura que morreu à nascença, o seu primogénito D. Luís Filipe, herdeiro do trono, e o marido D. Carlos assassinados ao pleno Terreiro do Paço a tiro de carabina e pistola. De nada lhe valeu o ramo de rosas que tinha na mão e com o qual tentou afastar o assassino. Outras mortes a perseguiriam... D. Amélia regressou em 1945 a convite de António de Oliveira Salazar com quem mantinha correspondência e por quem tinha uma declarada admiração. Morreu seis anos depois em França, seu país natal, na cama que Columbano havia pintado para ela. Na cabeceira estavam desenhadas as armas dos Bragança.





As irmãs de Maria Madalena[DVD]. [Lisboa] : Atalanta Filmes, 2003.


Sinopse: Os conventos de Maria Madalena na Irlanda acolhiam raparigas enviadas pelas famílias ou por orfanatos, que ficavam aí encerradas e eram obrigadas a trabalhar para expiar os seus pecados. As penas que tinham de cumprir eram ilimitadas. Algumas mulheres viveram e morreram nos conventos. O último convento encerrou na Irlanda em 1996. O filme baseia-se no ponto de vista de quatro destas jovens nos anos 60, uma época de libertação de costumes para as mulheres. No entanto, estas jovens católicas viviam num pesadelo quase medieval. Cada uma ao seu modo, as jovens tentam revoltar-se e as suas vidas seguem trajectórias distintas.





JORGE, Lídia - Romance do grande Gatão. 1ª ed. Lisboa : Dom Quixote, 2010. ISBN:978-972-20-4042-6


Sinopse: Romance do Grande Gatão conta a história de um gato irreverente, listado, dividido entre o afecto de duas famílias, diferentes, e da sua busca de felicidade e afirmação. É uma história de aventuras pelas noites de luar, de lutas até ao amanhecer e de feridas curadas pela amizade das crianças. Às palavras poéticas de Lídia Jorge juntam-se as ilustrações de Danuta Wojciechowska. Um livro para guardarmos na memória e relermos vezes sem conta. O triunfo da tolerância entre pessoas, oferecido pela figura de um pequeno animal, que assim se transformou num ser grande.




My little pony : as princesas[DVD]. S. João da Madeira : Prisvídeo , 2009.


Sinopse: A Póneilândia existe, num pequeno e idílico canto do Universo dos Póneis, onde os humanos não podem entrar. Apenas os Pequenos Póneis, de todas as idades, cores e desenhos.
Problemas de PrincesasNovas notícias estão a espalhar-se de que o Rei e a Rainha de Poneilândia estão à procura de uma filha há muito desparecida. Remendo cumpre todos os requisitos e os outros póneis mal podem esperar para a ver ocupar a sua posição de Princesa.
O BalãoRemendo fica desapontada quando não a deixam subir à montanha para observar alguns OVNIS, passando o dia na escola a sonhar com outras aventuras. É então que Mr. Kidoo, o amigo de Dona Isaura, chega num balão de ar quente.
O Cantor de Asa VerdeBrilhante quer saber o que aconteceu realmente ao Cantor de Asa Verde, um pássaro que se julga extinto na Poneilândia. Depois de uma campanha no jornal falhar, decide organizar uma expedição com os amigos.



OS MEUS LIVROS. Dir. João Morales. Lisboa: Celivrarias, 2010. nº 87, Junho





Sem comentários:

Enviar um comentário