terça-feira, 15 de junho de 2010

QUEM ESCREVEU O MEU LIVRO?

Na tarde de hoje decorreu mais uma sessão desta actividade, com a presença da autora Rita Saldanha que apresentou a sua mais recente publicação "Princesas, príncipes, fadas e piratas com problemas".
Rita encantou as cerca de 70 crianças das EB1 de S. João da Madeira presentes, com a história do príncipe Igor. O príncipe não conseguia distinguir as cores, o que certamente lhe iria alterar o seu futuro e a sua felicidade. Com a ajuda de Irís, do poder da imaginação e do coração, conseguiu vencer todas as dificuldades. Porque, afinal, os heróis são iguaizinhos às pessoas comuns, têm sonhos, projectos e monstros debaixo da cama. Mas um dia levantam-se e tornam-se grandes lutadores!

No final confessou as fontes de inspiração para os seus contos, aconselhou a leitura de livros, o hábito de escrever um diário, como forma de nos mantermos em constante evolução e sobretudo nunca devemos deixar de sonhar.
"Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas" é uma obra na qual participaram mais cinco escritores (Ana Cristina Leonardo, Ana Luísa Amaral, Gonçalo M. Tavares, José António Gomes e Rui Zink) com ilustrações de Rachel Caiano, Estela Baptista Costa e Danuta Wojciechowska que, sob a coordenação de Pedro Sena-Lino, responderam ao desafio de escrever textos originais a partir de um tema inesperado e provocador...

A presença de Rita Saldanha teve um significado muito especial por se tratar de uma bisneta do Dr. Renato Araújo, patrono da Biblioteca Municipal e a quem S. João da Madeira deve a sua construção.


1 comentário: