terça-feira, 19 de outubro de 2010

O GATO DAS BOTAS por Miguel Castro

Era uma vez um moleiro que faleceu deixando de herança aos seus filhos mais velhos todas as riquezas e ao seu filho mais novo apenas um burro e um gato. Mas o gato era muito esperto e como sabia falar pediu ao seu amo as suas botas, o chapéu e a capa com a promessa de o tornar rico.
Encaminhou-se para a floresta e com uma armadilha apanhou um bom par de coelhos que ofereceu ao rei trocando o nome verdadeiro do seu amo para “Marquês de Carabás”. O rei ficou surpreendido e agradecido.
De seguida, o gato das botas mandou o amo tomar banho num rio que se encontrava na rota da carruagem que transportava o rei e sua filha para que sua majestade reparasse no seu amo. Quando começou a pedir auxilio a dizer que o Marquês de Carabás se estava a afogar, o rei reconheceu imediatamente o nome, ordenou que parassem a carruagem e de imediato vestissem o rapaz. Este ficou muito agradecido com a roupa e o gato convidou o rei a ir jantar a casa do amo mas quando o rapaz soube do convite disse que não tinha uma casa em condições para receber sua majestade. O gato disse que não tinha com que se preocupar pois ele iria arranjar-lhe um palácio. Então, foi a um castelo onde vivia um ogre que o gato desafiou a demonstrar os seus poderes transformando-se num animal muito pequeno. O ogre primeiro transformou-se num urso, de seguida num dragão e por fim num rato que no final foi devorado pelo gato.
Quando o rei e a princesa chegaram ao castelo ficaram surpreendidos com o aspecto do rapaz e o do castelo. De seguida a princesa enamorou-se do rapaz e o rapaz dela. Casaram-se e foram muito felizes!

Miguel Castro
4ºAno

Sem comentários:

Enviar um comentário