Ao mesmo tempo assumiu-se como uma embaixada da cultura e música tradicional portuguesas.
A sua reposição em 2009, no ano em que se comemorou os oitenta anos de Michel Giacometti, visou promover a sua homenagem e destacar o seu trabalho de recolha do património cultural e imaterial ao longo de trinta anos no nosso país, entre 1959 e 1990.
Esta exposição foi cedida pelo Museu da Música Portuguesa de Cascais
Michel Giacometti (1929-1990) - Etnomusicólogo francês, natural da Córsega. Estudou na Suécia, doutorando-se posteriormente na Universidade da Sorbonne (Paris). Radicou-se em Portugal em finais dos anos cinquenta, interessando-se pela recolha e gravação de música popular portuguesa. Ao longo de 30 anos, percorreu o país, gravando centenas de cantares e músicas tradicionais, dando origem àquele que é, até hoje, o mais exaustivo levantamento da cultura musical portuguesa. Do seu espólio constam ainda centenas de instrumentos musicais, fotografias, recolhas de literatura popular e de instrumentos e materiais ligados ao trabalho rural, parte dos quais deu origem, em 1987, aos Museu do Trabalho Michel Giacometti (Setúbal).
Editou, em colaboração com Fernando Lopes Graça, uma Antologia da Música Regional Portuguesa (1963, em cinco volumes) e, em 1981, um Cancioneiro Popular Português. Foi ainda autor de uma série de documentários televisivos, sob o título Povo que Canta. Grande parte do seu espólio musical (também pertencente ao acervo do Museu Nacional de Arqueologia e Etnografia, em Lisboa) encontra-se ainda por editar ou organizar.
Fonte: Enciclopédia Universal Multimédia da Texto Editora (1997
Sem comentários:
Enviar um comentário