terça-feira, 23 de novembro de 2010

Inauguração da exposição "Para uma memória" de Michel Giacometti

Na próxima 6ª feira, dia 26 de Novembro, pelas 10h30(manhã), decorrerá a inauguração da Exposição "Para uma memória de Michel Giacometti", na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.
A exposição foi realizada em 1999 e esteve patente na Córsega, tendo como objectivo promover o encontro da memória do etnomusicólogo.
Ao mesmo tempo assumiu-se como uma embaixada da cultura e música tradicional portuguesas.
A sua reposição em 2009, no ano em que se comemorou os oitenta anos de Michel Giacometti, visou promover a sua homenagem e destacar o seu trabalho de recolha do património cultural e imaterial ao longo de trinta anos no nosso país, entre 1959 e 1990.
Esta exposição foi cedida pelo Museu da Música Portuguesa de Cascais


Michel Giacometti (1929-1990) - Etnomusicólogo francês, natural da Córsega. Estudou na Suécia, doutorando-se posteriormente na Universidade da Sorbonne (Paris). Radicou-se em Portugal em finais dos anos cinquenta, interessando-se pela recolha e gravação de música popular portuguesa. Ao longo de 30 anos, percorreu o país, gravando centenas de cantares e músicas tradicionais, dando origem àquele que é, até hoje, o mais exaustivo levantamento da cultura musical portuguesa. Do seu espólio constam ainda centenas de instrumentos musicais, fotografias, recolhas de literatura popular e de instrumentos e materiais ligados ao trabalho rural, parte dos quais deu origem, em 1987, aos Museu do Trabalho Michel Giacometti (Setúbal).
Editou, em colaboração com Fernando Lopes Graça, uma Antologia da Música Regional Portuguesa (1963, em cinco volumes) e, em 1981, um Cancioneiro Popular Português. Foi ainda autor de uma série de documentários televisivos, sob o título Povo que Canta. Grande parte do seu espólio musical (também pertencente ao acervo do Museu Nacional de Arqueologia e Etnografia, em Lisboa) encontra-se ainda por editar ou organizar.
Fonte: Enciclopédia Universal Multimédia da Texto Editora (1997

Sem comentários:

Enviar um comentário