quarta-feira, 3 de novembro de 2010

JOSÉ LUÍS PEIXOTO E O SEU "LIVRO"

A sessão de ontem à noite decorreu animada e muito participada,com a Sala Polivalente repleta de público visivelmente interessado e seguidor da obra do escritor.
José Luís Peixoto começou por declamar um poema e, logo de seguida, falou do seu mais recente romance que aborda a vaga de emigração de portugueses para França nos anos 50/60 do século passado, vivenciada pelos seus pais.
Transportou-nos pelas ruas, quelhos, fontes, becos e casas de uma vila com humildes personagens com nomes de Ilídio, Adelaide, Josué, Cosme, Galopim e a velha Lubélia.
As investigações de António Barreto sobre as migrações deste período foram uma fonte muito útil para a construção da história.
Impressionou-o a passagem de um quadro de ruralidade para a urbanidade o que, segundo o autor, heroiciza o povo português na sua capacidade de evolução rápida. Daí ser considerado um romance patriota.
A curiosidade ficou aguçada para a leitura desta obra, que se encontra disponível na Biblioteca.

1 comentário:

  1. Tive pena de não ter participado no lançamento do "Livro". Sei que o livro é bom pelas críticas que já lí e ouvi. Espero ler em breve.

    ResponderEliminar