sábado, 4 de dezembro de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Este livro resultou de um trabalho de compilação e selecção, materializado numa publicação homónima e representa um projecto antigo da artista, de carácter familiar e intimista, composto por fotografias do início do século XX da autoria do seu avô Jacinto A. Moniz de Bettencourt.

Neste trabalho de apropriação fotográfica, ganham forma as memórias de infância de Lourdes Castro e a sua visão sobre uma realidade passada. Refira-se que, tal como a artista aludiu, a figura materna é uma constante nessas mesmas memórias, exaltada através de uma escultura em acrílico que projecta a sombra do perfil da sua mãe, numa intenção de a tornar tangível e presente.

BETTENCOURT, Jacinto A. Moniz de - A Praia Formosa : photografias do meu avô Jacinto A. Moniz de Bettencourt : ilha da Madeira. 1ª ed.. : Porto: Assírio e Alvim : Fundação de Serralves , cop. 2008. ISBN: 978-972-739-213-1



Sinopse: O músico Phil May (Gary Dourdan) e a sua mulher Eve (Florentine Lahme) estão no sétimo céu. E parece que a única coisa entre eles e a felicidade completa é o empréstimo que precisam para comprar a sua primeira casa… Pelo menos era o que pensavam. Quando Phil sai, momentaneamente, fora do banco sozinho, acontece tudo muito rápido. O banco é assaltado.

Fire : sem nada a perder[DVD]. 1ª ed. Lisboa : LNK , 2009. , 1 DVD (ca de 90 min.) : color., son. ; 12 cm.


Compositor austríaco (31/3/1732-31/5/1809). Considerado o iniciador do classicismo vienense, Franz Joseph Haydn é um dos maiores nomes da música erudita. Nasce em Rohrau, em uma família de artesãos pobres. Estuda em Hainburg e ingressa no coro da Catedral de Santo Estevão, em Viena.
Começa a compor muito jovem. Toca serenatas populares em tavernas, até ser nomeado, em 1759, director musical de uma pequena orquestra do conde Morzin, na Boêmia. Em 1761, é contratado pelo príncipe Pál Antal Esterházy como segundo mestre-de-capela, em Eisenstadt.

Nos últimos anos de vida, trabalha como compositor oficial do império. Morre em Viena, na ocupação da cidade pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Deixa 104 sinfonias, como "A Caça" (1781) e "Sinfonias de Paris" (1785/86), 50 sonatas para piano e 83 quartetos de cordas. Entre eles destacam-se "Cavaleiro" (1793) e o "Quarteto de Quintas", considerado sua obra-prima. Disfrute da música clássica através desta colecção oferta do jornal Expresso.

HAYDN, Franz Joseph - Haydn[CD]. Lisboa : Jornal Expresso , 2010. , 1 cd (ca de 61:37 min.) : Stereo ; 12 cm.


SUPER INTERESSANTE. Dir. Carlos Madeira. Lisboa: G+J Portugal, 2010. Nº 151 (Nov.)

Sem comentários:

Enviar um comentário