
CFPIC - Centro de Formação da Indústria de Calçado - História do calçado. 1ª ed. S. João da Madeira : Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado , [199?]. , 32 p. : Il. ; 22 cm.

Cristina L. Duarte descreve a obra como “um jogo de escrita, feito a partir de palavras, ligadas entre si por um discurso na primeira pessoa, a quem por vezes foram colocadas naturalmente algumas perguntas. Desenhado à volta deste jogo de conceitos e ideias, este livro não quer ser uma biografia, mas tem contudo características biográficas.
Não quer ser uma monografia, mas possui características monográficas, por ambicionar descrever um processo de trabalho e um tema: José António Tenente, um homem do nosso tempo, que ama outros tempos, tem um pensamento sobre o trabalho e as linguagens que utiliza no seu desenvolvimento, ao mesmo tempo partilhando várias preocupações com outras pessoas, que não trabalhem em moda ou em vestuário. Portanto, é aqui que entramos no seu universo, que é o de um urbano, com sentido de profissão, materializada na vida das suas colecções de pronto-a-vestir e colocada ao serviço da nossa sociedade. Outros traços de união ligam uma comunidade de leitores a este criador de moda, e isso, compete-lhe a si descobrir.
Este livro pode abrir-se na perspectiva de consulta, ou pode ler-se como uma história tecida em vários níveis de profundidade, partindo daquele que estabelece as ligações entre o espaço da(s) história(s), da sociedade, e a realidade que é múltipla.”
DUARTE, Cristina L. - Tenente : traços de união. 1ª ed. Lisboa : Medialivros , 2009. , 176 p. : il. ; 28 cm. 978-972-797-167-1
Sinopse: Vitória, Alice e Diana não se conhecem, mas os vestidos de noiva farão com que as suas vidas se cruzem, alterando de forma decisiva o destino de cada uma Vitória está noiva de Afonso, um homem mais velho, viúvo e afortunado que lhe pode dar a vida de luxo e tranquilidade que sempre quis ter. Mas Marco, filho de Afonso, percebe o interesse desta pelo dinheiro e seduz Vitória, para a desmascarar. Apesar da oposição da sua família, Alice vive há cerca de 10 anos com Tó, seu primeiro e único namorado. Com o passar dos anos, este relacionamento foi piorando devido ao temperamento violento e aos ciúmes de Tó e Alice torna-se uma mulher cada vez mais só, triste e com nódoas negras O seu único momento de felicidade é quando sonha tornar-se noiva. Diana nunca teve uma vida fácil. Tornou-se manequim mas nunca teve a sua grande oportunidade, fazendo sobretudo fotografias para catálogos de noiva. Contudo, a sua vida amorosa compensava tudo o resto. Até ao dia em que lhe é diagnosticado um cancro de mama.
Casos da vida[DVD] : noivas de Maio. Lisboa : CastelloLopes Multimédia , 2009. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 93 min.) : col., son ; 12 cm.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Dir. Gonçalo Pereira. Liboa: RBA, 2010. Nº 117(2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário