
A Fundação de Serralves e a Associação Colecção Berardo assinaram um protocolo de colaboração do qual resultou a realização, de uma grande exposição na Casa de Serralves com peças da Colecção Berardo de Art Deco, nunca antes vista pelo público. A exposição teve lugar no segundo trimestre de 2006 e foi acompanhada de um catálogo da colecção. Através desse protocolo foi possível ainda o desenvolvimento de outras iniciativas de promoção da Colecção Berardo em Portugal e a nível internacional.
DUNCAN, Alastair - Art Deco : Colecção Berardo. 1ª ed.. Porto : Fundação de Serralves , cop. 2006. , 209, [1] p. : il., color. ; 31 cm.

Não se conhecem as razões do surgimento dessa iguaria em Ovar, apenas que tem origem conventual, especulando-se que alguma freira Vareira tenha divulgado a receita a algum familiar ou amigo residente em Ovar. Recorde-se que as comunidades monásticas, nomeadamente as femininas em Portugal, eram integradas por professas oriundas das melhores famílias do Reino, e que estas ocupavam o seu tempo conferindo originalidade e requinte no preparo de doçaria exótica destinada aos seus convidados ilustres.
No século XIX a iguaria era confeccionada, com uma ou outra variação, por várias das famílias de Ovar, destacando-se a Arrota, a Virgílio, a Guedes e a Presódias.
Luiz de Oliveira Gomes, da família Arrota, criou o hábito de, nas quadras festivas do Natal e da Páscoa, presentar aos seus clientes e amigos com pães de ló de Ovar, que eram transportados em canastras próprias, cobertas com lona, dando origem a que, o fabrico da iguaria conhecesse incremento no segundo quartel do século XIX. Esse fabrico teve continuidade na pessoa de sua cunhada, Rosa de Oliveira Duarte e depois de seus filhos. Delicie-se com a história do Pão de ló de Ovar.
DIAS, Luiz Duarte de Oliveira - Pão de Ló de Ovar : súmula histórica. 2ª ed. Ovar : Autor , 2010. , 101 p. : il. ; 27 cm.

RISE : A predadora de vampiros. Lisboa : LNK , 2007. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 93 min.) : col., son ; 12 cm

Sem comentários:
Enviar um comentário