quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse:Um livro para as famílias que anseiam por uma vida mais limpa, mais ecológica e mais saudável. Seja qual for o tamanho do jardim - mesmo na cidade - este livro está cheio de ideias brilhantes e de soluções simples que encaminharão as pessoas para um estilo de vida mais sustentável.
Entre muitas outras coisas, este livro incentiva e ensina a cozer pão, a plantar uma macieira, a comprar localmente, a criar galinhas, a cultivar verduras numa floreira, a procurar cogumelos, a colher bagas, a recolher água da chuva, a fazer compota, a criar um porco, a poupar energia, a fazer compostagem, a planear um jardim de ervas, a conservar as colheitas, a fazer vinho biológico, etc.
SEJA ECOLÓGICO ESCOLHA BIOLÓGICO. Porto: Civilização, 2008. , 352 p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978-989-550-617-0


Sinopse: O Estado contemporâneo alimenta-se de impostos pagos pelas empresas e pelos cidadãos. Neste ensaio sobre justiça fiscal pretende-se reflectir sobre o eterno problema da repartição da carga tributária entre os contribuintes: tributar mais o rendimento ou mais o consumo? Conceder benefícios fiscais? A quem?
A questão da justiça fiscal é também o problema da despesa pública descontrolada e do efeito no aumento dos impostos gerado por fenómenos como a corrupção e a fraude fiscal, que crescem com apoio em leis complexas, tribunais formalistas e sigilo bancário encobridor.

SANCHES, José Luís Sandanha - Justiça fiscal. 1ª ed. Lisboa : Fundação Francisco Manuel dos Santos , 2010. , 77, [1 p. ; 21 cm + 1 separata. ISBN: 978-989-8424-12-9


Sinopse: Separata do livro "Justiça Fiscal", na qual se encontram depoimentos de amigos e familiares, que contribuem para uma pequena biografia do Professor José Luís Saldanha Sanches, sempre atento às questões da decência e da moralidade dos assuntos de Estado.

JOSÉ LUÍS SALDANHA SANCHES. 1ª ed. Lisboa : Fundação Francisco Manuel dos Santos , 2010. , 31 p. : il. ; 20 cm.



Sinopse: Esta obra consagrou-se vencedora do Prémio do Mar D. Carlos 2005, instituído em 1995, na qual a autarquia pretende homenagear o monarca e o estudioso do mar, para sempre ligado à história da Vila de Cascais, e por todos considerado pioneiro da ciência oceanográfica.


Este Prémio tem vindo a revelar-se um precioso instrumento cultural no panorama editorial da autarquia, possibilitando a divulgação de trabalhos científicos de grande qualidade, contriuindo deste modo para o reconhecimento público do trabalho dos investigadores e cientistas portugueses.

PEDROSA, Fernando Alberto Gomes - O declínio do poder naval português : a marinha, o corso e a pesca nos inícios do século XVII. 1ª ed. Cascais : Câmara Municipal , 2009. , 240, 16 p. : il. ; 19 cm. ISBN: 978-972-637-183-0


Sinopse: Quando Finn (Anton Yelchin), de 16 anos, é apanhado a comprar cocaína para Lizz (Diane Lane), a sua mãe toxicodependente, os seus planos em passar o verão longe de Nova Iorque com o pai antropologista e estudar os Ishkanani na selva são drasticamente alterados. Numa tentativa de recuperar a vida de ambos, Lizz muda-se para um dos chalés na propriedade que o seu amante, Mr. Osborne (Donald Sutherland), tem no campo. Finn entra de imediato na "tribo" dos privilegiados que habitam a sua nova casa. Cedo começa o namorar como Maya (Kristen Stewart), neta de Osborne, e torna-se amigo inseparável do seu irmão, Bryce (Chris Evans). Finn adapta-se facilmente à vida de roupas caras, carros, cavalos, sexo e drogas. Liz começa o frequentar os AA e, pouco o pouco, transforma-se numa mãe amorosa, esforçada em corrigir os erros e em reconquistar o amor e a confiança de Finn. Mas infelizmente, as coisas começam a fugir do controlo, e ele apercebe-se que a riqueza e as amizades adquiridas têm o seu preço.

GENTE ESTRANHA. Lisboa : LNK , 2008. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 107min.) : col., son ; 12 cm.


CASA CLÁUDIA. Dir. Isabel Pilar Figueiredo. Lisboa: Impresa, 2010. nº 275 (Dez.)

Sem comentários:

Enviar um comentário