sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Como é que o cérebro constrói uma mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?

Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humanos e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos. No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.

O Livro da Consciência constitui assim uma tentativa de debater as noções actuais nestes domínios. Uma obra magistral que nos deixa entrever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber.

DAMÁSIO, António - O livro da consciência : construção do cérebro consciente. 1ª ed. : Círculo de LeitoresLisboa : Temas e debates , 2010. , 437 p. ; SIBN: 23 p.978-989-644-120-3

Sinopse: A leitura dos Conceitos Fundamentais da Matemática informa o leigo e recicla o especialista, a ambos interessando pela originalidade do estilo. Este livro não é, pois, apenas uma obra de matemática elementar. É sim um livro que com o pretexto da matemática visa muito mais longe.

A enorme expansão da escolaridade em Portugal no último quarto de século fez dos alunos do fim do secundário e início do universitário a parcela mais importante dos potenciais leitores deste livro.

Sendo a matemática sobretudo feita de ideias, encontrará o aluno neste livro um meio de suprir carências e sentir-se-á amplamente recompensado utilizando-o em paralelo com o que vai ou devia ir aprendendo nas aulas. O professor deveria tirar partido disto mesmo e aproveitar o livro quer para o deleite, quer para o exercício da crítica, sabendo que nenhum livro substitui o professor, podendo, isso sim, complementar as suas funções.

CARAÇA, Bento de Jesus - Conceitos fundamentais da matemática. 7ª ed. Lisboa : Gradiva , 2010. , 295, [33] p. : ul. ; 21 cm. ISBN: 978-972-662-616-9

Sinopse: Ralph Walker, de 14 anos, tem um caso de fúria hormonal, que o mete em todos os tipos de problemas. O reitor da escola católica que frequenta obriga-o a entrar na equipa de atletismo. É, então, que descobre um dom para a corrida de longas distâncias. Quando lhe é dito que a sua mãe, em coma, não irá sobreviver sem um milagre, Ralph decide criar um, determinando-se a vencer a Maratona de Boston. Está longe de saber, que vai ser a corrida da sua vida.
EM BUSCA DE UM MILAGRE. Lisboa : LNK , 2007. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 94 min.) : col., son ; 12 cm.



SUPER INTERESSANTE. Dir. Carlos Madeira. Lisboa: C+J Portugal, 2010. Nº 153 (Janeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário