sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA



Sinopse: Um livro que ensina, entretém e inspira.
Em As Lições de Gestão dos Clássicos aprendemos a liderar melhor com base nos pensamentos e nos percursos de vida de personalidades controversas como Alexandre, o Grande, Júlio César, ou como Sócrates. Muitos dos conselhos surgem tanto sob a forma de advertências dos grandes cérebros da Antiguidade, como sob a forma de pequenas histórias. Os autores antigos sabiam como deixar os acontecimentos educarem por si sós, com a ajuda de um pequeno floreado criativo. Muitas destas histórias têm uma vivacidade e uma graça que transcendem a simples leitura da sua mensagem.
Este livro nasce da essência da nossa herança cultural. As fundações da moderna civilização ocidental residem nas antigas sociedades grega e romana que foram as primeiras a organizarem-se em estados constituídos por cidadãos com comportamentos sociais complexos. Não será de surpreender que os conceitos que agora são essenciais à cultura política, tais como a legislação e as formas de governo democráticas e republicanas, tenham sido formulados no Mundo Antigo.
Dado que a própria noção de liderança é, fundamentalmente, uma herança da Antiguidade Clássica, beneficiamos, com um olhar demorado e atento, com as experiências no campo da gestão dos Gregos e dos Romanos.
Conselhos de Alexandre, o Grande, Calígula, Aristófanes, Aristóteles, Cícero, Cleópatra, Demóstenes, Esopo, Heródoto, Hipócrates, Homero, Júlio César, Marco António, Marco Aurélio, Octávio, Platão, Plutarco, Pitágoras, Séneca, Sertório, Sócrates, Tito, Xenofonte, entre muitos outros grandes líderes da Antiguidade Clássica, sobre:
A natureza da liderança: estilo, motivação e carisma
Constituição de uma equipa
A imagem do líder
Reflexão sobre aconselhamento e decisão
Estratégia e definição de objectivos
Lidar com a concorrência
O trabalho em equipa
Identificar oportunidades
As relações entre gestor e funcionários
Oferta de incentivos e compensações aos empregados
Alcançar maior produtividade
Delegação de autoridade a subordinados
Lidar com o sucesso e fazer frente aos desaires

FIGUEIRA, Thomas J. - As lições de gestão dos clássicos : lições inspiradoras sobre gestão de Alexandre, o Grande, Júlio César e de outros grandes líderes da Grécia e da Roma Antigas. 1ª ed. Lisboa : Casa das Letras , 2008. , 265, [1] p. : il. ; 23 cm. ISBN: 978-972-46-1774-9





Sinopse: Todos os anos, milhares de professores se debatem com as mesmas dúvidas: Como manter os alunos atentos e concentrados nas aulas? Como lidar com diferentes tipos de comportamento? De que forma podemos transmitir, de forma mais clara e eficaz, os conhecimentos? É possível criar e incentivar nos alunos uma atitude mais criativa e inquisitiva, face ao que lhes é ensinado?
Alan Haigh, professor britânico com mais de 30 anos de experiência, revela neste livro como conseguir atingir todos estes objectivos de forma prática e concisa. Explora ainda técnicas de aquisição de competências, métodos de avaliação e de auto-avaliação, aplicação de conhecimentos e bem-estar de cada aluno na sala de aula.
Verdadeiramente inspirador, A Arte de Ensinar conduz o professor desde o primeiro dia de aulas, levando-o a descobrir, passo a passo, as grandes ideias por detrás de um ensino exigente e de qualidade.

HAIG, Alan - A arte de ensinar : grandes ideias regras simples. 1ª ed. Lisboa : Academia do livro , 2010. , 193, [1] p. ; 24 cm. ISBN: 978-989-8194-43-5





Sinopse: Tendo por base as Orientações Curriculares para o Ensino da Língua Portuguesa a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, bem como conceitos de Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática abordados ao nível do Ensino Superior, esta gramática conduz o utilizador ao aperfeiçoamento e consolidação do conhecimento da Língua Portuguesa.

Com um livro complementar com um conjunto de exercícios que ajudarão a esclarecer as bases teóricas da Língua Portuguesa, bem como a testar a sua exacta apreensão.

Falantes de língua materna e aprendentes interessados podem, assim, complementar o seu estudo, consolidando as mais importantes noções gramaticais, numa linguagem actualizada, rigorosa e clara.

Ao contextualizar os conhecimentos, o utilizador passa a beneficiar do binómino teoria/prática, potenciando assim a sua autonomia na comunicação do dia-a-dia.

Gramática moderna da língua portuguesa : para conhecimento e aperfeiçoamento dos aspectos fundamentais da estrutura e funcionamento da língua. Lisboa : Escolar , 2009. , 400 p. ; 23 cm. ISBN: 978-972-592-261-3




Sinopse: Joe (Mathew Perry) poderá ter o pior emprego do mundo, mas não olha a meios para o executar e conseguir intimar legalmente a comparecer em tribunal todos os que não querem ser encontrados, quer sejam mafiosos, ladrões ou milionários.

Sara (Elizabeth Hurley), uma impertinente milionária texana é a sua próxima vítima. O seu reles marido Gordon, um criador de gado milionário, contrata Joe para entregar a Sara a notificação oficial do pedido de divórcio que ameaça deixá-la sem um tostão.

Mas Sara depressa se recompõe e contra-ataca, conseguindo seduzir e convencer Joe a aliar-se a ela numa luta por aquilo que quer: o dinheiro que gastou juntamente com Gordon, ferindo-lhe o orgulho e... uma nova oportunidade de viver um amor verdadeiro.
-
Divórcio de milhões[DVD]. Lisboa : LNK , 2003. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 96 min.) : col., son ; 12 cm.


Sinopse: O Coro de Câmara de S. João da Madeira apresentou-se publicamente pela primeira vez no dia 22 de Maio de 1992, em concerto realizado no Auditório da Academia de Música de S. João da Madeira.
É composto actualmente por 15 elementos que, possuindo conhecimentos musicais, optaram por preencher algum do seu tempo livre com a prática e divulgação da música coral.
Lançou o seu último CD com o título “Despiques” em Maio 2008. Ao longo do seu percurso realizou mais de centena e meia de concertos de Norte a Sul do País e estrangeiro sob a direcção de maestros como José Resende, Pascal Mayer, António S. Ferreira, Cesário Costa e Magna Ferreira. Esta obra apresenta novas harmonizações de jovens compositores das Terras de Santa Maria, interpretado por um dos melhores coros nacionais.
Do CD constam as seguintes canções:


1 Tascadeiras do meu linho - Pedro M. Santos
2 Eu fui beber água à fonte - Fernando Valente
3 Despiques - Nuno Peixoto de Pinho
4 Cantiga de nanar - Pedro M. Santos
5 'Stando à janela - Fernando Valente
6 Que fonte tão rica - Fernando Valente
7 Tomara eu que viesse - Pedro M. Santos
8 Alargai-vos raparigas - Nuno Peixoto de Pinho
9 Papagaio pena verde - Fernando Valente
10 Hino de São João da Madeira

Esta obra apresenta novas harmonizações de jovens compositores das Terras de Santa Maria, interpretado por um dos melhores coros nacionais.

CORO DE CÂMARA DE S. JOÃO DA MADEIRA[CD-Áudio] - Despiques. S. João da Madeira : Public-art , 2008. , 1 disco (CD) (ca. de 24:09 min.) : Stéreo ; 12 cm.

ATTITUDE: interior design. Dir. Carlos Cézanne.Porto: TVF, 2011. (Nº 37, Jan/Fev.)

Sem comentários:

Enviar um comentário