Sinopse: Um livro que ensina, entretém e inspira.
Em As Lições de Gestão dos Clássicos aprendemos a liderar melhor com base nos pensamentos e nos percursos de vida de personalidades controversas como Alexandre, o Grande, Júlio César, ou como Sócrates. Muitos dos conselhos surgem tanto sob a forma de advertências dos grandes cérebros da Antiguidade, como sob a forma de pequenas histórias. Os autores antigos sabiam como deixar os acontecimentos educarem por si sós, com a ajuda de um pequeno floreado criativo. Muitas destas histórias têm uma vivacidade e uma graça que transcendem a simples leitura da sua mensagem.
Este livro nasce da essência da nossa herança cultural. As fundações da moderna civilização ocidental residem nas antigas sociedades grega e romana que foram as primeiras a organizarem-se em estados constituídos por cidadãos com comportamentos sociais complexos. Não será de surpreender que os conceitos que agora são essenciais à cultura política, tais como a legislação e as formas de governo democráticas e republicanas, tenham sido formulados no Mundo Antigo.
Dado que a própria noção de liderança é, fundamentalmente, uma herança da Antiguidade Clássica, beneficiamos, com um olhar demorado e atento, com as experiências no campo da gestão dos Gregos e dos Romanos.
Conselhos de Alexandre, o Grande, Calígula, Aristófanes, Aristóteles, Cícero, Cleópatra, Demóstenes, Esopo, Heródoto, Hipócrates, Homero, Júlio César, Marco António, Marco Aurélio, Octávio, Platão, Plutarco, Pitágoras, Séneca, Sertório, Sócrates, Tito, Xenofonte, entre muitos outros grandes líderes da Antiguidade Clássica, sobre:
A natureza da liderança: estilo, motivação e carisma
Constituição de uma equipa
A imagem do líder
Reflexão sobre aconselhamento e decisão
Estratégia e definição de objectivos
Lidar com a concorrência
O trabalho em equipa
Identificar oportunidades
As relações entre gestor e funcionários
Oferta de incentivos e compensações aos empregados
Alcançar maior produtividade
Delegação de autoridade a subordinados
Lidar com o sucesso e fazer frente aos desaires
FIGUEIRA, Thomas J. - As lições de gestão dos clássicos : lições inspiradoras sobre gestão de Alexandre, o Grande, Júlio César e de outros grandes líderes da Grécia e da Roma Antigas. 1ª ed. Lisboa : Casa das Letras , 2008. , 265, [1] p. : il. ; 23 cm. ISBN: 978-972-46-1774-9
Sinopse: Todos os anos, milhares de professores se debatem com as mesmas dúvidas: Como manter os alunos atentos e concentrados nas aulas? Como lidar com diferentes tipos de comportamento? De que forma podemos transmitir, de forma mais clara e eficaz, os conhecimentos? É possível criar e incentivar nos alunos uma atitude mais criativa e inquisitiva, face ao que lhes é ensinado?
Alan Haigh, professor britânico com mais de 30 anos de experiência, revela neste livro como conseguir atingir todos estes objectivos de forma prática e concisa. Explora ainda técnicas de aquisição de competências, métodos de avaliação e de auto-avaliação, aplicação de conhecimentos e bem-estar de cada aluno na sala de aula.
Verdadeiramente inspirador, A Arte de Ensinar conduz o professor desde o primeiro dia de aulas, levando-o a descobrir, passo a passo, as grandes ideias por detrás de um ensino exigente e de qualidade.
HAIG, Alan - A arte de ensinar : grandes ideias regras simples. 1ª ed. Lisboa : Academia do livro , 2010. , 193, [1] p. ; 24 cm. ISBN: 978-989-8194-43-5
Sinopse: Tendo por base as Orientações Curriculares para o Ensino da Língua Portuguesa a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, bem como conceitos de Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática abordados ao nível do Ensino Superior, esta gramática conduz o utilizador ao aperfeiçoamento e consolidação do conhecimento da Língua Portuguesa.
Com um livro complementar com um conjunto de exercícios que ajudarão a esclarecer as bases teóricas da Língua Portuguesa, bem como a testar a sua exacta apreensão.
Falantes de língua materna e aprendentes interessados podem, assim, complementar o seu estudo, consolidando as mais importantes noções gramaticais, numa linguagem actualizada, rigorosa e clara.
Ao contextualizar os conhecimentos, o utilizador passa a beneficiar do binómino teoria/prática, potenciando assim a sua autonomia na comunicação do dia-a-dia.
Gramática moderna da língua portuguesa : para conhecimento e aperfeiçoamento dos aspectos fundamentais da estrutura e funcionamento da língua. Lisboa : Escolar , 2009. , 400 p. ; 23 cm. ISBN: 978-972-592-261-3
Sinopse: Joe (Mathew Perry) poderá ter o pior emprego do mundo, mas não olha a meios para o executar e conseguir intimar legalmente a comparecer em tribunal todos os que não querem ser encontrados, quer sejam mafiosos, ladrões ou milionários.
Sara (Elizabeth Hurley), uma impertinente milionária texana é a sua próxima vítima. O seu reles marido Gordon, um criador de gado milionário, contrata Joe para entregar a Sara a notificação oficial do pedido de divórcio que ameaça deixá-la sem um tostão.
Mas Sara depressa se recompõe e contra-ataca, conseguindo seduzir e convencer Joe a aliar-se a ela numa luta por aquilo que quer: o dinheiro que gastou juntamente com Gordon, ferindo-lhe o orgulho e... uma nova oportunidade de viver um amor verdadeiro.
-
Divórcio de milhões[DVD]. Lisboa : LNK , 2003. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 96 min.) : col., son ; 12 cm.
É composto actualmente por 15 elementos que, possuindo conhecimentos musicais, optaram por preencher algum do seu tempo livre com a prática e divulgação da música coral.
Lançou o seu último CD com o título “Despiques” em Maio 2008. Ao longo do seu percurso realizou mais de centena e meia de concertos de Norte a Sul do País e estrangeiro sob a direcção de maestros como José Resende, Pascal Mayer, António S. Ferreira, Cesário Costa e Magna Ferreira. Esta obra apresenta novas harmonizações de jovens compositores das Terras de Santa Maria, interpretado por um dos melhores coros nacionais.
Do CD constam as seguintes canções:
2 Eu fui beber água à fonte - Fernando Valente
3 Despiques - Nuno Peixoto de Pinho
4 Cantiga de nanar - Pedro M. Santos
5 'Stando à janela - Fernando Valente
6 Que fonte tão rica - Fernando Valente
7 Tomara eu que viesse - Pedro M. Santos
8 Alargai-vos raparigas - Nuno Peixoto de Pinho
9 Papagaio pena verde - Fernando Valente
10 Hino de São João da Madeira
Esta obra apresenta novas harmonizações de jovens compositores das Terras de Santa Maria, interpretado por um dos melhores coros nacionais.
ATTITUDE: interior design. Dir. Carlos Cézanne.Porto: TVF, 2011. (Nº 37, Jan/Fev.)
Sem comentários:
Enviar um comentário