quarta-feira, 16 de março de 2011

QUEM ESCREVEU O MEU LIVRO?

Amanhã, 16 de Março, pelas 14h00 será inaugurada a exposição de ilustrações "Histórias por entre Histórias" da autoria do pintor José Emídio, no âmbito da deslocação de Nuno Higino.


No âmbito da sessão “Quem escreveu o meu livro?” com Nuno Higino “Histórias por entre Histórias" pretende ser a abordagem possível do percurso que iniciei há cerca de onze anos na área da ilustração de livros.
Tudo aconteceu a partir de um convite de um amigo para ilustrar um livro seu. Na altura, entre a surpresa do convite e o aliciante do desafio, iniciei uma aventura que ao fim de cerca de trinta livros, de diversos autores, me deixa, no mínimo, muito curioso, sobre aquilo que ainda haverá por percorrer e eventualmente como irá acabar.

José Emídio, Janeiro de 2011.

JOSÉ EMÍDIO nasceu em Matosinhos em 1956 e frequentou um Ciclo especial em Artes Plásticas pela ESBAP (Escola de Belas-Artes do Porto) em 1981.
Foi Professor do Ensino Superior, no Curso Superior de Desenho da ESAP, de 1982 a 1997 e Presidente da Direcção da Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP) de Janeiro de 1991 a Fevereiro de 1997.
Neste momento desempenha o cargo de Vice-Presidente da Direcção da Árvore Cooperativa de Actividades Artísticas.
Dedica-se à gravura, serigrafia, cerâmica e ilustração.
QUEM ESCREVEU O MEU LIVRO?
Esta iniciativa dirige-se à comunidade escolar sanjoanense e insere-se no âmbito das actividades de promoção da leitura e do livro. O objectivo desta iniciativa é colocar os alunos de S. João da Madeira em contacto directo com escritores de literatura infanto-juvenil, que realizarão sessões de apresentação de livros e de estímulo à leitura. Algumas das sessões propostas encontram-se inserias em programas culturais como a Poesia à Mesa ou a Semana da Leitura.

Amanhã, 16 de Março, pelas 14h30 o escritor Nuno Higino e o ilustrador José Emídio são os convidados para esta sessão. No âmbito da Poesia à Mesa o autor irá falar da poesia ao longo da sua obra e o ilustrador abordará o processo de criação artística nas obras de Nuno Higino, que ilustrou.

Sem comentários:

Enviar um comentário