sexta-feira, 8 de abril de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: A lenda de Diana de Poitiers continua, não só porque a vemos hoje disfarçada na sua imagem de deusa criada pelos maiores mestres do Renascimento francês, mas também porque ela era uma mulher de espírito independente que fez da arte de viver a mais alta qualidade da vida, preservando a juventude do espírito, do corpo e da personalidade. Foi uma feiticeira que inspirou um jovem pouco promissor a tornar-se um magnífico rei; que este a tenha amado toda a vida, apesar de ela ser vinte anos mais velha do que ele, é a prova da sua permanente aura de mistério. Omnium Victorem Vici - Diana, a deusa da lua, conquistou verdadeiramente o Rei, o Amor e o Tempo. Aos catorze anos, Henrique casou-se com Catarina de Médicis, da mesma idade, uma não muito atraente mas riquíssima herdeira que traria no seu dote metade da Itália. Catarina conheceu Henrique no dia do seu casamento e de imediato se apaixonou por ele, mas Henrique não tinha sentimentos senão pela bela Diana. Depois de coroado rei, Henrique governaria a França com Diana a seu lado. A relegada Catarina tomou como divisa "Odiar e Esperar" a morte de Diana para conquistar o amor do esposo e finalmente reinar a seu lado. Mas o destino seria outro... O triângulo amoroso protagonizado por Henrique II, Diana de Poitiers e Catarina de Médicis ficou marcado por um intenso e perigoso jogo de sedução, traição e morte com incalculáveis consequências políticas e militares para a França e para a Europa do Renascimento. Nunca uma história com um pendor tão claramente passional teve contornos tão vincadamente políticos como este amor desmedido de Henrique II por Diana de Poitiers.


KENT, Michael - A serpente e a lua : duas rivais pelo amor de um rei. Porto : Civilização , 2009. , 467 p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978-972-26-2548-7

Sinopse: O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2011 apresenta as alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, conservando, no entanto, as grafias anteriores a esta reforma para facilitar a pesquisa de vocábulos. Esta nova edição contempla exclusivamente a variedade europeia do português, dando a conhecer as grafias que irão coexistir durante o período de transição até à aplicação definitiva do Acordo Ortográfico. O dicionário reúne um vocábulo geral e foi enriquecido com novos vocábulos de uso corrente, termos das novas tecnologias de informação e de áreas científicas em desenvolvimento crescente como: customização, homebanking, outlet, pluriemprego e volunturismo. Contém cerca de 265 000 definições, expressões fixas e provérbios, informação detalhada sobre a origem de mais de 87 500 palavras e vários anexos: abreviaturas, siglas, símbolos, expressões estrangeiras com as respetivas definições e ainda um guia com as principais alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico de 1990. Destinada ao público em geral, esta obra é uma valiosa ferramenta de trabalho com vista ao uso correto da língua portuguesa. Concebida e editada pela Porto Editora, especialista em Dicionários.


DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA 2011. Porto : Porto Ed. , 2010. , 1679, [60] p. ; 25 cm. ISBN: 978-972-0-01564-8


Sinopse: Gary Wheelan é um advogado de sucesso de Dallas, especializado em processos criminais, e que se encontra a trabalhar no julgamento da sua esposa. Ele parece ter tudo o que poderia esperar da sua vida: uma bonita e apaixonada esposa, uma bela casa, um carro de luxo e uma carreira prometedora. Gary é um autêntico hino ao sonho americano - com a excepção de um grande número de namoradas, dívidas e um crescente problema de vício ao jogo. Subitamente, tudo na sua vida vai mudar quando, no meio de um dia que já estava a correr mal, lhe é indicado um número errado pela assistente da central telefónica, o que o levou a descarregar as suas frustações insultando a telefonista. Esta misteriosa mulher, praticamente invisível, entrega-se, então, a uma saborosa vingança, usando o seu amplo acesso a informação e tecnologia, mudando a vida de Gary de pernas para o ar. Quando a operadora apanha Gary literalmente de calças na mão, ele começa a ver o verdadeiro estado de nudez sentimental em que a sua vida caiu.


A TELEFONISTA[DVD]. Lisboa : Trisan , 2002. , 1 disco vídeo (DVD) (ca.95 min.) : col., son ; 12 cm. COURRIER INTERNACIONAL. Dir. João Garcia. Lisboa: Impresa, 2011. Nº 182 (Abril)

Sem comentários:

Enviar um comentário