terça-feira, 11 de outubro de 2011

COMEMORAÇÕES 50 ANOS DA BIBLIOTECA (1961-2011)



Hoje, pelas 16h45, deu-se início às comemorações oficiais dos 50 anos da Biblioteca Municipal, que contou com a presença de convidados ilustres como o Prof. Doutor Luís Valente de Oliveira, que doou ao Município uma colecção de medalhas, do Dr. João Renato Araújo, neto do Dr. Renato Araújo, patrono da nossa Biblioteca e que se deslocou desde Lisboa, para representar a família nestas comemorações, entre muitos outros.

O programa iniciou com a inauguração das exposições "Colecção de Medalhas do Prof. Doutor Luís Valente de Oliveira", "Tesouros da Biblioteca Municipal", exposição literária com a apresentação do espólio documental mais significativo da biblioteca, em termos de antiguidade e de raridade e "Biblioteca Municipal. 50 anos", exposição documental e fotográfica sobre a história da Biblioteca Municipal que comemora este ano 50 anos de existência.

Seguiu-se a abertura da exposição "World Press Cartoon" comissariada pelo cartonista António Antunes, que mais uma vez tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas nas áreas de Cartoon editorial, Caricatura e Desenho de humor.

Um momento alto das comemorações aconteceu com a inauguração do Centro de Leitura Especial, centro este vocacionado a cegos e amblíopes, que disponibilizará livros e periódicos em Braille, audio-livros, material informático adequado para a consulta e produção de material específico, entre outras valências.

As comemorações finalizaram com uma sessão solene com todos os membros do executivo, onde teve lugar a assinatura do Protocolo de Doação da Colecção de Medalhas do Prof. Doutor Luís Valente de Oliveira e com um discurso proferido pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, em que foi realçada a importância da Biblioteca Municipal para a comunidade sanjoanense ao longo destes 50 anos e prestada a devida homenagem ao Dr. Renato Araújo, homem de visão a quem se deve esta instituição e agradecida na pessoa do representante da família Araújo.. Foram ainda homenageados antigos funcionários e houve ainda uma palavra de louvor para a equipa actual da biblioteca, que muito se tem empenhado em prestar um bom serviço. Por fim, foi feito o agradecimento oficial ao Prof. Doutor Valente de Oliveira pela já referida doação de medalhas e enaltecido tudo quanto já foi por ele efectuado em prol desta cidade.

Desta forma, deram-se por encerradas as cerimónias que contaram ainda com um pequeno beberete para todos os convidados.

Às cerca de 200 pessoas que nos honraram com a sua presença neste dia tão especial, o nosso muito obrigada!


Colecção de Medalhas doadas pelo sanjoanense, Prof. Doutor Valente de Oliveira


Visita guiada pelo cartoonista António à exposição World Press Cartoon

Apresentação do novo espaço do Centro de Leitura Especial, para cegos

Marcaram presença antigos funcionários da biblioteca
(Dª Graça Vilaça e Mário Augusto Magalhães)

Sem comentários:

Enviar um comentário