sexta-feira, 14 de outubro de 2011

À CONVERSA COM... JÚLIO DE MAGALHÃES


A sessão "À conversa com... Júlio de Magalhães", que teve lugar ontem, decorreu muito animada e participada pelo público que voltou a marcar presença em grande número.
Júlio de Magalhães revelou-nos que as fontes de inspiração para a sua escrita são histórias reais de gente normal com quem se cruza, de amigos e familiares, recorrendo também à pesquisa e investigação históricas.
Muitas vezes os temas dos livros resultam das propostas das editoras, que fazem a prospecção prévia de assuntos emergentes ou inexplorados.
Júlio revelou-se de uma simpatia natural e de uma modéstia marcante, pois não se reconhece como um grande escritor, pretendendo ser apenas um bom contador de histórias, retratando factos que merecem a nossa curiosidade por fazerem parte da nossa história mais recente.

Júlio de Serpa Pinto Magalhães, nasceu no Porto a 7 de Fevereiro de 1963 e foi para Angola com sete meses.
Em 1975 regressou a Portugal, mais precisamente, para a cidade do Porto.
Aos dezasseis anos, iniciou a sua carreira como colaborador de O Comércio do Porto na área do desporto. Dois anos mais tarde integrava os quadros do mesmo jornal. Trabalhou ainda no jornal Europeu, no semanário O Liberal, na Rádio Nova e, em 1990, estreou-se na RTP onde, para além de jornalista e repórter, apresentou o programa da manhã e o Jornal da Tarde.
Passa pela Direcção da TVI até Fevereiro de 2011.
Em 2008 lança o seu primeiro romance Os Retornados - Um Amor Nunca Se Esquece. Seguem-se Um Amor em Tempos de Guerra e Longe do Meu Coração. A mais recente obra do jornalista/escritor chama-se Por Ti Resistirei e, tem como cenário a terrível e sangrenta Segunda Guerra Mundial, decorrendo a acção em várias cidades europeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário