sexta-feira, 4 de novembro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: «Esta é a história dos quatro anos que passei no mato do Quénia. Na altura vivi o maior amor da minha vida e passei pelo céu e pelo inferno. Foi a minha maior luta pela sobrevivência. Uma luta que, ainda assim, eu e a minha filha vencemos.»


 Hofmann, Corinne - Casei com um Massai. Lisboa : Bertrand , imp. 2008. , 446 p. ; 17 cm. ISBN: 978-972-25-1812-3
Sinopse: Cesário Verde foi o introdutor da poesia moderna em Portugal. Ignorado à época, passaram-se décadas antes que o seu valor fosse reconhecido. A descoberta ficou a dever-se a Fernando Pessoa que, um dia, sobre ele escreveu: «O sentimento é forte e sincero, mas reprimido: e é nisto que Cesário é curioso. É um português que reprime o sentimento». Cesário é hoje um clássico da Literatura Portuguesa, mas pouco se sabe da sua vida. Maria Filomena Mónica, que já escrevera as biografias de Fontes Pereira de Melo, D. Pedro V e Eça de Queirós, tenta abordar aqui a obra e a vida de Cesário não só à luz do período em que viveu, mas relembrando o que os poetas, seus contemporâneos, andavam a escrever enquanto estes versos eram publicados: «Nas nossas ruas, ao anoitecer, / Há tal soturnidade, há tal melancolia…». É no contexto da poesia declamatória do seu tempo que a genialidade de Cesário pode ser compreendida.

Mónica, Maria Filomena - Cesário Verde : um génio ignorado. Lisboa : Aletheia , 2007. , 169 p. ; 19 cm. ISBN: 978-989-622-115-7
Sinopse: O graffiti contemporâneo é um fenómeno tipicamente urbano. Ao percorrermos diferentes cidades somos permanentemente surpreendidos por signos enigmáticos e personagens coloridas que nos espreitam dos lugares mais inusitados. Certamente já muitos se interrogaram sobre o seu sentido e o seu propósito. Este livro pretende responder a estas questões. Baseado numa investigação realizada recentemente, procura compreender as práticas, motivações e representações dos jovens que pintam as nossas cidades. Ricardo Marnoto de Oliveira Campos, doutorado em Antropologia, é actualmente investigador no Laboratório de Antropologia Visual do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (Universidade Aberta). Tem desenvolvido investigação em torno das culturas juvenis, do graffiti e do uso da imagem em ciências sociais, tendo diversos artigos publicados sobre a temática. 

 Campos, Ricardo - Porque pintamos a cidade? : uma abordagem atnográfica do graffiti urbano. 1ª ed. Lisboa : Fim do século , 2010. , 33, [1] p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978-972-754-271-0

Sinopse: Walter é um professor de economia que foi convidado a ir para Nova York e apresentar um estudo. Chegando na metrópole, ele descobre que seu apartamento está ocupado por um casal de imigrantes.
O maior mérito de O Visitante (The Visitor) está em tratar de temas altamente contemporâneos sem ser didático ao extremo e com a seriedade e profundidade que tais questões merecem. A solidão é o primeiro desses importantes e atuais assuntos a ser tratado no filme. O protagonista é um clássico tipo: um viúvo que deixou o passar do tempo fazê-lo perder o interesse pela vida.
Depois de vários anos isolado em um ciclo vicioso, dando as mesmas aulas cada vez com menos motivação, a zona de conforto de Walter é posta em xeque durante sua viagem a Nova York. Nesse momento é que o segundo tema começa a aflorar: a imigração e o preconceito. Se o choque de culturas entre Walter e Tarek é benéfico, o filme deixa bem claro que essa convivência cooperativa nada mais é do que uma exceção.

O VISITANTE. Lisboa : CastelloLopes Multimédia , 2009. , 1 vídeo VHS (99 min.) : Color.,son. ; 12 cm.



Sinopse: O dragão não está para brincadeiras e a fada, mimada, enfeitiça-o e tira-lhe o poder de cuspir fogo. Semigu, desesperado, atira Dorinda para fora do livro e aí começa uma grande aventura no quarto de Xavier. Será que o dragão e a fada conseguem fazer as pazes? Será que o Xavier descobre que os livros também têm boas histórias para contar?

Reis, Patrícia - Xavier, o livro esquecido e o dragão enfeitiçado. 1ª ed. Porto : Ambar , 2007. , 32,[1] p. : il. ; 28 cm. ISBN: 978-972-43-1187-6
COURRIER INTERNACIONAL. Dir. João Garcia. Lisboa: Impresa, 2011 . Nº 189 (Novembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário