quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NOVIDADES NA BIBLIOTECA

Sinopse: Num quadro de Vermeer, um militar fala com uma rapariga que ri. Num outro, uma jovem pesa moedas de prata junto a uma janela. Num terceiro, frutos caem de uma taça de porcelana sobre um tapete turco. As imagens de Vermeer assombram-nos com a sua beleza e o seu mistério. Que histórias se escondem por detrás destes instantes captados de uma forma tão subtil e tão bela? Através destas imagens íntimas, Timothy Brook revela-nos a rápida expansão do mundo do século XVII, desde os caçadores de castores do Canadá e as minas de prata das Américas até à própria Delft e aos mares da China.

Brook, Timothy - O chapéu de Vermeer : o século XVII e o nascimento do mundo global. 1ª ed. Lisboa : Gradiva , 2011. , 314, [3] p. : il. ; 23 cm. ISBN: 978-989-616-441-6

Sinopse: Para escapar ao anonimato de uma vida comum, à solidão da escrita o autor inventou uma obra monumental um judeu húngaro com uma vida aventurosa e uma miríade de personagens e de histórias que narra entusiasticamente a quem ao pé dele se senta nos transportes públicos. Assim vai desfiando as andanças literárias de Marcos Sacatepequez e o seu singular destino, a desgraça do Homem-Zebra de Polvorosa, o caos postal de Granada, a maldição do marinheiro Albrecht e as memórias do velho Afonso Cão, amigo de Cassiano Consciência, advogado e proprietário do único exemplar conhecido de Cidade Conquistada, a obra-prima de Oscar Schidinski. Enquanto o autocarro se aproxima de Cedofeita, ou pára na rua do Bolhão, quem o escuta viaja do Belize a Budapeste, passando pelas Honduras, por estâncias alpinas, por Toulon ou por Lisboa. Mas se o nosso narrador não encontrou a glória - senão por breves momentos e na mente alheada de quem cumpre uma rotina - talvez tenha encontrado o amor.

Marmelo, Manuel Jorge - Uma mentira mil vezes repetida. Lisboa : Quetzal , cop. 2011. , 206 p. ; 24 cm. ISBN: 978-972-564-972-5


Sinopse: Este livro de poesia de Sara Costa recebeu o Prémio literario João da Silva Correia 2011, promovido pelo Município de S. João da Madeira.
A cada verso, o leitor mergulha, em pleno e sem retorno, na surpresa de uma desvairada criação de existências vivas, intensas e de uma desconcertante actualidade. A palavra é injectada de uma força original interpelante e perturbadora, única e exclusiva da poesia.

COSTA, Sara Raquel Ferreira da - O sono extenso. 1ª ed. Lisboa : Âncora , 2011. , 89, [2] p. ; 23 cm. ISBN: 978-972-780-344-6
Sinopse: As nossas personalidades são herdadas ou construídas? O que pode o ADN revelar sobre a natureza humana? Foi importante a criação da ovelha Dolly? E estaremos nós em breve a encomendar bebés desenhados à medida dos nossos desejos? Mark Henderson, editor de ciência do jornal The Times, destila os conceitos centrais desta ciência muito recente, numa série de 50 interessantes e elucidativos pequenos ensaios.

HENDERSON, Mark - 50 ideias de genética que precisa mesmo de saber. 1ª ed. Alfragide : D. Quixote , 2011. , 208 p. : il. ; 21 cm. ISBN: 978-972-20-4679-4 


Sinopse: Ele será sempre lembrado como o presidente vigoroso que inspirou a América, um líder carismático que deu à nação um sentimento de orgulho e confiança.
John Fitzgerald Kennedy era diferente de qualquer outro presidente que a América já tivera.
A sua mente arguta, rápida perspicácia e determinação ilimitada fez-lhe ganhar amigos, confidentes e seguidores devotos. Como herói da II Guerra Mundial, respeitado senador, autor de Why England Slept e vencedor do Prémio Pulitzer.
Kennedy encarava a vida como uma corrida contra o aborrecimento.
Os momentos cruciais da sua vida e da sua presidência são revisitados aqui com recurso a imagens de arquivo e entrevistas com jornalistas famosos, actores de Hollywood, e membros da Casa Branca.
Investigue a irresistível história deste líder inesquecível e explore a dinastia que deixou atrás de si.

JOHN F. KENNEDY. Lisboa : Promoway , 2004. , 1 disco vídeo (DVD) (ca. 90 min.) : Color., son. ; 12 cm. 



Sinopse:  Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para projectos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos. Como muitos meninos crescidos, o Frederico não acredita que o Pai Natal exista. Tentar convencer a Maria do mesmo é que não vai ser tarefa fácil - e se o Pai Natal deixar de acreditar no Frederico? Rita Taborda Duarte assina mais uma fantástica desconstrução do imaginário infantil, brilhantemente apoiada nas divertidíssimas ilustrações de Luís Henriques.

DUARTE, Rita Taborda - Sabes, Maria, o Pai Natal não existe. Lisboa : Caminho , 2008. , [26] p. : il. ; 25 cm. ISBN: 978-972-21-2007-4
=""
NATIONAL GEOGRAPHIC: Portugal. Dir. Gonçalo Pereira. Lisboa: RBA, 2011. Nº 129 (dezembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário