sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

NOVIDADES NA BIBLIOTECA


Sinopse: A ação do romance localiza-se em Lisboa em meados do século XX. Num prédio existente numa zona popular não identificada de Lisboa vivem seis famílias: um sapateiro com a respetiva mulher e um caixeiro-viajante casado com uma galega e o respetivo filho - nos dois apartamentos do rés do chão; um empregado da tipografia de um jornal e a respetiva mulher e uma "mulher por conta" no 1º andar; uma família de quatro mulheres (duas irmãs e as duas filhas de uma delas) e, em frente, no 2º andar, um empregado de escritório a mulher e a respetiva filha no início da idade adulta.

O romance começa com uma conversa matinal entre o sapateiro do rés do chão, Silvestre, e a mulher, Mariana, sobre se lhes seria conveniente e útil alugar um quarto que têm livre para daí obter algum rendimento. A conversa decorre, o dia vai nascendo, a vida no prédio recomeça e o romance avança revelando ao leitor as vidas daquelas seis famílias da pequena burguesia lisboeta: os seus dramas pessoais e familiares, a estreiteza das suas vidas, as suas frustrações e pequenas misérias, materiais e morais.

O quarto do sapateiro acaba alugado a Abel Nogueira, personagem para o qual Saramago transpõe o seu debate - debate que 30 anos depois viria a ser o tema central do romance O Ano da Morte de Ricardo Reis - com Fernando Pessoa: Podemos manter-nos alheios ao mundo que nos rodeia? Não teremos o dever de intervir no mundo porque somos dele parte integrante?

Saramago, José - Claraboia : romance. 1ª ed.. Lisboa : Caminho , 2011. , 398 p. ; 21 cm. ISBN: 978-972-21-2441-6


Sinopse: Uma mulher aparece misteriosamente morta numa embarcação de recreio ao largo do arquipélago de Estocolmo. O seu corpo está seco, mas a autópsia revela que os pulmões estão cheios de água. No dia seguinte, Carl Palmcrona, director-geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa da Suécia, é encontrado enforcado em casa. O corpo parece flutuar ao som de uma enigmática música de violino que ecoa por todo o apartamento.
Chamado ao local, o comissário da polícia Joona Lina sabe que na sua profissão não se pode deixar enganar pelas aparências e que um presumível suicídio não é razão suficiente para fechar o caso. Haverá possibilidade de estes dois casos estarem relacionados? O que poderia unir duas pessoas que aparentemente não se conheciam?
Longe de imaginar o que está por detrás destas mortes, Joona Lina mergulhará numa investigação que o conduzirá, através de uma vertiginosa sucessão de acontecimentos, a uma descoberta diabólica. Existem pactos que nem mesmo a morte pode quebrar...

 Kepler, Lars - O executor. 1ª ed. Porto : Porto Editora , 2011. , 523, [3] p. ; 24 cm. ISBN: 978-972-0-4331-3

Sinopse: Este volume reúne textos de especialistas na Primeira República Portuguesa e historiadores de renome, que procuram inserir o regime de 1910­-1926 no seu conturbado contexto internacional. A amplitude dos temas tratados é considerável: os relacionamentos bilaterais entre Portugal e certas potências (Grã­-Bretanha, Espanha, Brasil, Santa Sé, EUA); questões estruturais como a situação financeira do país, a máquina diplomática e a dimensão colonial da diplomacia portuguesa; a intervenção de Portugal na Primeira Guerra Mundial; o impacto, no mundo colonial, do Tratado de Versalhes e da Sociedade das Nações por ele criado. A combinação de temas oferece­-nos, no seu conjunto, uma visão inovadora e por vezes até inesperada do regime republicano.
Textos de: Álvaro Ferreira da Silva /Bruno Cardoso Reis / Edward J. Arnold / Fernando Martins / Filipe Ribeiro de Meneses / Francisco Romero Salvadó / Hipólito de la Torre Gómez / José Medeiros Ferreira / Luciano Amaral / Luís Nuno Rodrigues / Manuela Franco / Nuno Severiano Teixeira / Pedro Aires Oliveira / Robert McNamara / Rui Ramos /Thiago Carvalho.

A primeira República portuguesa : Diplomacia, guerra e império. 1ª ed. Lisboa : Tinta da China , 2011. , 398, [1] : il. ; 24 cm. ISBN: 978-989-671-093-4
Sinopse: Quis o destino que as vidas de Snu Abecassis e Sá Carneiro se cruzassem um dia, para nunca mais voltarem a ser iguais. A «Princesa que veio do frio», como se referiam a ela, era uma mulher obstinada, forte e cheia de vida. Fundadora das Publicações Dom Quixote, Snu criou uma linha editorial que não se cansava de enfrentar o regime. Ela era uma mulher que não tinha medo de nada. Assim foi Snu na vida profissional, mas também na pessoal, cuja grande paixão com Sá Carneiro desafiou todas as leis do Estado Novo. Por Sá Carneiro, Snu pediu o divórcio, o que era um escândalo na época. Por Snu, Sá Carneiro abandonou um casamento ultra conservador (não conseguindo, porém, de imediato o divórcio). Contra tudo e contra todos, assumiram uma união de facto, muito mal vista na época, e comportavam-se como marido e mulher. Mesmo sabendo que a sua carreira política poderia ficar ameaçada por esta união, Sá Carneiro não desarmou nunca, chegando a dizer inclusive em 1977 que «Se a situação for considerada incompatível com as minhas funções, escolherei a mulher que amo».
Este livro vai fazê-lo reviver uma das mais emocionantes histórias de amor já vividas em Portugal, uma história inspiradora interrompida apenas pelo trágico acidente/atentado de Camarate, onde ambos ambos perderam a vida. Revivendo a história de Snu e Sá Carneiro o leitor terá ainda a oportunidade de viajar por alguns dos capítulos mais importantes da história da democracia em Portugal, nos quais Sá Carneiro era um dos protagonistas principais.

 Pinto, Cândida - Snu e a vida privada com Sá Carneiro. 3ª ed. Alfragide : D. Quixote , 2011. , 318 p. : il. ; 24 cm. ISBN: 978-972-20-4630-5
Sinopse: Este livro de Bárbara Wong sobre algumas ideias feitas acerca dos professores, lança sobre eles, sobre o exercício da docência e sobre o quotidiano das escolas e salas de aula, um conjunto de olhares que vai oscilando entre os que partem de dentro do grupo profissional a que pertenço (…) e aqueles que sobre ele são construídos a partir de fora, seja a partir dos seus alunos, seja das suas famílias. E alguns desses olhares que são lançados sobre os professores e as suas práticas revelam-se desapiedados, (…).»

Wong, Bárbara - A minha sala de aula é uma trincheira : 10 mitos sobre os professores. 1ª ed. Lisboa : A esfera dos livros , 2011. , 286 p. ; 24 cm. 978-989-626-332-4

Sinopse: Histórias do lápis Mágico é um projecto de Banda Desenhada integralmente produzido na Viarco, que conta as aventuras de um menino que encontra um lápis com poderes muito especiais.

Vieira, José - Histórias do lápis mágico. 1ª ed. S. João da Madeira : Viarco , 2008. , 53 p. : il. ; 30 cm. ISBN: 978-989-95929-0-2
 
Sinopse: Carl Fredricksen, um vendedor de balões de 78 anos, vai, finalmente, realizar o sonho da sua vida, uma grande aventura, quando prende milhares de balões à sua casa e consegue voar à descoberta da América do Sul. Mas ele vai descobrir, tarde demais, que o seu maior pesadelo também embarcou nesta viagem... Um explorador da natureza, super optimista, de 8 anos, chamado Russel.

UP. Lisboa : Zon Lusomundo Audiovisuais [distrib.], , [2009?]. , 1 DVD (ca 93 min.) : col., son ; 12 cm.
VOLTA AO MUNDO. Dir. José Jaime Costa. Lisboa: Global Notícias, 2012. Nº 207 (janeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário