segunda-feira, 12 de novembro de 2012

APRESENTAÇÃO DE LIVRO "O RIM ARTIFICIAL" DE MARGARIDA NEGRAIS

Na passada sexta-feira, dia 9, pelas 21h30, decorreu a apresentação da obra "O rim artificial. Uma história de afetos" de Margarida Negrais e de Levi Guerra, médico nefrologista e pioneiro da hemodiálise em doentes renais crónicos no Norte de Portugal. 
A apresentação esteve a cargo de Pereira da Costa na vertente literária e de António Luís Morais Sarmento na vertente científica. 
A sessão foi animada musicalmente pela voz de Isabel Fontoura, e pelas violas de Paula Gaio e Stella Azevedo. 
A obra surge na consequência de um trabalho de voluntariado da autora no projeto "Histórias ao ouvido" da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Hospital Maria Pia. 

Este livro, magnificamente ilustrado pelo pintor José Emídio, consta de um diálogo entre um jovem insuficiente renal crónico, Roque, mantido anos em diálise até receber um transplante, e o Rim artificial, humanizado ( a Máquina Rute), personalização da Ciência que o construiu, representando uma das grandes vitórias da Medicina no século passado. De forma atrativa, o diálogo desenvolve-se com uma expressividade natural, próxima da singeleza da oralidade entre dois amigos, sendo que um deles se apresenta grato ao outro, que lhe salvou a vida. No diálogo se relevam de forma sumária os princípios científicos envolvidos na conceção da Máquina e os longos progressos clínicos conseguidos até hoje.

Procura-se salientar, por fim, a imensa importância do Rim Artificial na Medicina Moderna e o número incalculável de doentes salvos por este procedimento, merecendo, por isso, uma reverência especial de toda a gente.





Sem comentários:

Enviar um comentário