segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Apresentação do livro "Guarany" de Joana Serrado

Na passada sexta-feira, dia 11 Janeiro, pelas 21H30 decorreu a apresentação de “Guarany” de Joana Serrado, que esteve a cargo da Dra. Cristina Marques. 

Segundo a apresentadora, "Guarany" é um poema-ensaio, caderno de música, no qual prevalece "la musique avant de tous le choses", contém a epopeia dos cafés e é também um esboço de um percurso autobiográfico. 

Tratado de literatura, com vertente mega-poética, pós-modernista, próximo do modernismo de Mário Sá-Carneiro, Cesariny e Negreiros, com um diálogo inter-textual que transporta da obra anterior "Tratado de botânica". 

Poesia visual experimentalista para a modernidade da linguagem, com um visível poder de comunicação, partilhando o prazer do texto. A obra termina com um testamento quando a autora tinha 10 anos, reflexo da sua vivência familiar. A personalidade da autora revela-se nos anexos, mas evade-se de ela própria em impulsos para outras vivências de nostalgia e tristeza, na procura de uma habitação e de uma língua que demonstram humildade, com características semelhantes à expressão pessoana, escatológica, expressionista, grotesca e sublime. 

Na sinopse do livro pode ler-se "Como e onde escrever um poema de amor, hoje em dia? Eis a questão central do extraordinário romance poético Guarany que traça os percursos da aspirante-autora do poema de amor (im?)possível à procura da resposta por dezenas de cafés da baixa do Porto. E, ainda, os meandros das suas reflexões sobre o amor em confronto com as iluminações da mística medieval Hadewich de Antuérpia. Mas, igualmente, o caminho dos poemas possíveis que a levaram ao seu malagoirado empreendimento heróico. Três percursos, portanto, num romance sobre cafés como nunca se viu e nunca foram vistos, e sobre o amor e o poema perdidos algures na ‘só-cidade’ moderna. Onde encontrá-los? "


 Joana Serrado (Aveiro, 1979) estudou filosofia, neerlandês e teologia em Coimbra, Berlin, Porto e Groningen. Publicou Tratado de Botânica (Menção Honrosa Daniel Faria 2006) e Emparedada/ Uit de Muur ( Hendrik de vries Stipendium 2009 ). Participou como poeta e artista conceptual no projecto Metaphoria, integrado na Guimarães Capital da Cultura 2012. Actualmente reside em Oslo, onde é professora de literatura Lusófona na Universidade daquela cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário