quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Maria do Rosário Pedreira vence Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2012

Júri distinguiu ainda a obra de Almeida Faria com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012




A poetisa Maria do Rosário Pedreira venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2012, pelo livro Poesia Reunida, publicado em Setembro passado, anunciou hoje esta instituição.
O Prémio Literário Fundação Inês de Castro distingue anualmente obras literárias sobre motivos do "mito inesiano".
O júri do galardão foi composto pelo catedrático de Letras José Carlos Seabra (presidente), o escritor Mário Cláudio, o poeta e ensaísta Fernando Guimarães, o tradutor e poeta Frederico Lourenço, e o escritor e crítico literário Pedro Mexia.
A obra Poesia Reunida, publicada pela Quetzal, integra as obras já publicadas por Maria do Rosário Pedreira, nomeadamente, A Casa e o Cheiro dos Livros (1996), O Canto do Vento nos Ciprestes (2001) eNenhum Nome Depois (2004), a que se juntou o inédito A Ideia do Fim.
O júri do prémio decidiu ainda distinguir a obra de Almeida Faria com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012. Para além de romancista, Almeida Faria é autor de ensaios, contos e peças de teatro. Mais recentemente publicou, a partir de um conto seu, o libreto para a cantata de Luís Tinoco Os Passeios do Sonhador Solitário; e oMurmúrio do Mundo, relato ensaístico de uma viagem à Índia.

Sem comentários:

Enviar um comentário