terça-feira, 23 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


Hoje, pelas 14h30, para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor, a Biblioteca Municipal contou com uma sessão de apresentação do livro de poesia “Sou mercúrio, já fui água” de Regina Correia.
Marcou presença uma turma de alunos do 2º Ciclo da Escola Secundária João da Silva Correia.

José Jorge Letria afirma que "A poesia de Regina Correia é contida e sofrida como costuma ser a vivência de quem converte em dizer poético os sentimentos e os afectos fundamentais. E, se como afirma o ensaísta George Steiner, a poesia é a virtude e o verso o atributo, neste caso ambos se casam com assinalável sentido de harmonia e equilíbrio".



Quem é Regina Correia?
Maria Regina Fernandes Correia nasceu a 26 de Julho de 1951, em Sequeiros (Couto de Cima), próximo de Viseu. Viveu em Angola e volta para Portugal para frequentar o ensino básico. Com dez anos regressou a Angola, em Janeiro de 1962, onde frequentou o Liceu Dª Guiomar de Lencastre, em Luanda.

Voltou a Lisboa, para iniciar em 1969 os estudos universitários na Faculdade de Letras, tendo-se licenciado em Filologia Germânica.

Em Outubro de 1974, de novo em Luanda, já casada, leccionou no Liceu Paulo Dias de Novais, tornando-se mais tarde Secretária de Administração da TAP.

Por razões de ordem familiar e da situação de guerra civil que entretanto se vivia em Angola, viajou para Portugal, tendo iniciado a sua carreira de Professora do Ensino Secundário no Liceu de Jaime Moniz, no Funchal, onde nasceu seu único filho, em Abril de 1977.

Colaborou no Jornal de Letras com artigos de crítica literária (1991-1993), fez traduções de natureza pedagógico--didáctica e técnico-científica e ainda literária, tendo traduzido em 2010 e 2011 dois livros alemães, para a Editora Estrofes&Versos.

Publicou três livros na Universitária Editora: “Os Enteados de Deus” (1990) – ficção, Prémio Revelação da Câmara Municipal do Montijo e APE; “Noite Andarilha” (1999) – poesia; “Uma Borboleta na Cidade” (2000) – ficção.

Em Maio de 2012 foi editado pela Alphabetum seu novo livro de poesia “Sou Mercúrio, Já Fui Água”, contendo este a reedição de “Noite Andarilha”.





1 comentário:

  1. Foi uma honra e um prazer partilhar sentimentos e emoções, também e sobretudo em forma de versos, com as professoras Anabela Borges e Manuela Fontes e com seus alunos do Curso Profissional de Mecatrónica, da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, de S. João da Madeira, neste espaço privilegiado da Biblioteca Municipal.

    Muito grata à Drª Teresa Azevedo, pela disponibildade e pela atenção.
    Agradecimento sentido à minha irmã Júlia Correia e às Prof.ªs Lurdes Maia, Ermelinda Silva e Maria do Rosário Ferreira, que, através da Biblioteca Escolar,tão competentemente estabeleceram a ponte da poesia e dos afectos entre a Escola EB2/3 e a Biblioteca Municipal.

    Abraço poético e de amizade, vossa
    Regina Correia

    ResponderEliminar