sexta-feira, 7 de junho de 2013

Três romancistas portugueses entre os semifinalistas do prémio Portugal Telecom

Lídia Jorge, António Lobo Antunes e Valter Hugo Mãe estão entre os 63 semifinalistas do prémio de literatura dedicado aos livros de língua portuguesa publicados no Brasil no ano passado. 




Três romancistas portugueses - Lídia Jorge, António Lobo Antunes e Valter Hugo Mãe - concorrem ao Prémio Portugal Telecom 2013, que será atribuído no final do ano no Brasil. Vão disputá-lo com mais 60 autores. 

Os 63 autores semifinalistas foram escolhidos de uma lista de 450 livros inscritos, saída da totalidade das obras que as editoras submeteram à apreciação do júri. Nesta fase, o prémio tem por hábito 60 nomes, mas como este ano houve um empate na categoria de poesia e dois na de romance a curadoria optou por elevar o número. Assim, foram seleccionados 21 livros de poesia, 22 romances e 20 volumes de contos ou crónicas. 

“Em poesia estão representadas as principais tendências contemporâneas com obras que optam pelo diálogo com a tradição poética como A Casa dos Nove Pinheiros, de Rui Espinheira Filho, e outras que incidem na desestabilização dos padrões mais recorrentes do discurso lírico como A cicatriz de Marilyn Monroe de Contador Borges”, diz a curadora Selma Caetano no vídeo em que são anunciados os semifinalistas e que na tarde desta segunda-feira foi divulgado no site deste prémio literário dedicado a obras em língua portuguesa publicadas no Brasil.




Sem comentários:

Enviar um comentário