sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

APRESENTAÇÃO DO LIVRO " ENSAIO SOBRE A DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO" DE JACINTO ALVES



Na passada 5ª feira, 12 dezembro, pelas 21h30 decorreu a sessão de apresentação do livro "Ensaio sobre a doutrina da quinto império” de Jacinto Alves, sob a chancela de Chiado Editora, com a apresentação a cargo do Engº Pedro Dias.

Neste seu segundo ensaio, o Autor procura desenvolver uma nova perspectiva sobre Portugal fundamentada na obra Mensagem de Fernando Pessoa, em particular quando o Poeta se refere à última e terceira missão que falta a Portugal cumprir no mundo.


 É chegada a hora! E agora no Século XXI, a Humanidade representada pelo cidadão comum, terá este de provar a si próprio de que sabe fazer bom uso do seu livre arbítrio para o bem da sociedade e que será pelo trabalho honesto e sincero; pelo estudo e pelo raciocínio poderá conquistar um novo estatuto de cidadania social onde o materialismo irá dar lugar à espiritualidade e ao verdadeiro progresso evolutivo da Humanidade!

 O autor neste seu trabalho procurou fundamentado no pensamento de Fernando Pessoa, desenvolver uma nova perspectiva sobre a missão que a Portugal falta cumprir no mundo e a ideia do Quinto Império, segundo a nova perspectiva, assumirá uma dimensão que devidamente enquadrada no tempo actual virá a dar ao povo português a resposta clara e adequada às grandes questões económicas e sociais que pesam actualmente na vida dos portugueses e das sociedades contemporâneas. 

Jacinto Alves nasceu em Lisboa em 1938, viveu em Angola, e regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974. Tendo exercido a actividade de bancário, foi ainda vereador da Câmara Municipal de Vila Real (Trás-os-Montes), em 1976.Fundador do semanário A Região, com sede na mesma cidade onde residiu durante cerca de 20 anos, tendo mudado a sua residência para S. João da Madeira quando passou à situação de reformado da Banca.
Nesta cidade, onde reside actualmente, foi um dos fundadores do Clube de Empresários de S. João da Madeira e ali exerceu as funções de vice-presidente de direcção. É Maçom de Altos Graus (Grau 33) concedido pelos Supremos Conselhos de França e Espanha e membro fundador do Supremo Conselho de Portugal do Rito Escocês Antigo e Aceito – REAA – da Maçonaria Tradicional e Universal.

Sem comentários:

Enviar um comentário