sexta-feira, 4 de abril de 2014

SERAFIM LEITE HOMENAGEADO NA BIBLIOTECA

Ontem, pelas 21h30, teve lugar na Biblioteca mais uma sessão do Ciclo Temático - Fundo Local e os seus autores, que desta vez foi dedicada ao notável sanjoanense Padre Serafim Leite.
A apresentação esteve a cargo do Dr. Daniel Neto que em resumo nos deu a conhecer as mais diversificadas facetas e muitas curiosidades sobre a vida e a obra do homenageado.
Este é um trabalho que resulta de um longo processo de investigação e estudo que vai ser publicado em breve.
O sobrinho, Serafim Pinto de Oliveira, também nos deleitou com uma visão mais intimista do homenageado.
Marcaram presença inúmeras pessoas além dos familiares e amigos.
Durante a sessão destacamos a disponibilização de uma pequena exposição de objectos pessoais, alguns deles já musealizados, fotos, artigos de jornais e revistas, poesias e os valiosos documentos bibliográficos que fazem parte do espólio da Biblioteca.

Em resumo, o que poderemos destacar de Serafim Leite é o seu amor à família, à sua terra, a sua paixão pelos livros e a leitura, pela História, pela constante busca pelo Conhecimento, seja através da Filosofia ou as viagens, num percurso quase que intuitivo no sentido de um encontro consigo próprio para a tomada de decisões para a sua vida pessoal.
Como quase todos os sanjoanenses, foi também um árduo trabalhador nos seus diversos ofícios que só a morte o conseguiu fazer repousar em 1969.


 














Sem comentários:

Enviar um comentário