quinta-feira, 2 de outubro de 2014

"A Liberdade de Pátio" Mário de Carvalho ganha Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco

O escritor Mário de Carvalho, com a obra "A Liberdade de Pátio", venceu a 22.ª edição do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, no valor de 7.500 euros, foi hoje anunciado.
Esta é a segunda vez que Mário de Carvalho ganha aquele prémio, remontando a primeira a 1991, com "Quatrocentos Mil Sestércios Seguido de O Conde Jano".


Instituído em 1991, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores (APE), o Grande Prémio do Conto destina-se a galardoar uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de um país africano de expressão portuguesa.

Segundo o presidente da APE, José Manuel Mendes, para a edição 22 do prémio foram validadas cerca de 50 obras, tendo a escolha de Mário de Carvalho sido por maioria.
"É um livro invulgar, de uma qualidade estética invulgar", referiu José Manuel Mendes, referindo-se à obra vencedora.

Desde a sua instituição, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco distinguiu escritores como Mário de Carvalho, Teresa Veiga (duas vezes), Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Miguel Miranda, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria e José Eduardo Agualusa.

José Viale Moutinho, António Mega Ferreira, Teolinda Gersão, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Jorge Marmelo, Paulo Kellerman, Gonçalo M. Tavares, Ondjaki, Afonso Cruz, A.M. Pires Cabral e Eduardo Palaio foram outros distinguidos com o prémio.

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, garantiu que esta parceria com a APE é "para continuar e aprofundar", sublinhando que o prémio tem servido não só como lançamento de novos escritores mas também como consagração de outros.

O anúncio do vencedor decorreu em Vila Nova de Famalicão, precisamente na Casa de Camilo, onde este escritor escreveu algumas das suas principais obras.

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário