quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Patrick Modiano é o Nobel da Literatura 2014

A Academia Sueca atribuiu nesta quinta-feira o Prémio Nobel da Literatura ao escritor francês Patrick Modiano.
"Pela arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inatingíveis e descobriu a vida do mundo da ocupação [alemã]", destacou a Academia sobre a obra do escritor francês de 69 anos. 
Patrick Modiano (Boulongne-Billancourt, 1945) é para muitos o mais importante escritor francês vivo. O escritor tornou-se o 11º autor nascido em França a receber o Nobel da Literatura, escreve a Academia.
Publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968. Com Rue des Boutiques Obscures obteve, em 1978, o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa. Modiano, autor de uma vasta obra, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.
Em Portugal, Modiano tem editado: O Horizonte (Porto Editora, 2011), No Café da Juventude Perdida (ASA, 2009),  A Rua das Lojas Escuras (Relógio d'Água, 1988), Um Circo que Passa (Dom Quixote, 1994), Dora Bruder (ASA, 1998), Domingos de Agosto (Dom Quixote, 1988).
Paris é cenário central em praticamente todas as obras de Modiano, que aborda regularmente os temas da memória, do esquecimento, identidade e culpa, lê-se na biografia do autor divulgada pela Academia Sueca. Os seus romances são, muitas vezes, construídos sobre uma base autobiográfica ou em eventos que ocorreram durante a ocupação alemã.
Nas apostas, o queniano Ngugi wa Thiong'o, o japonês Haruki Murakami e a bielorrussa Svetlana Aleksijevitj eram os nomes apontados como favoritos ao prémio. 
Desde 1901, foram já premiados com o Nobel da Literatura 110 escritores, entre os quais estão apenas 13 mulheres. A última distinção foi exactamente entregue a uma mulher: a contista canadiana Alice Munro, premiada no ano passado. Munro foi considerada a "mestre do conto contemporâneo".
José Saramago foi até agora o único autor português a ser distinguido com o Nobel da Literatura. 
O prémio tem um valor pecuniário de oito milhões de coroas suecas (cerca de 877 mil euros). Em 2012, a Academia reduziu o prémio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros) para o valor actual. 
Este é o quarto prémio atribuído pela Academia Sueca este ano depois do Nobel da Medicina (John O'Keefe, May-Britt Moser, Edvard Moser), da Física (Isamu Akasaki, Hiroshi Amano, Shuji Nakamura) e da Química (Eric Betzig, Stefan Hell, William Moerner). Nesta sexta-feira será atribuído o Prémio Nobel da Paz pelo Comité Nobel Norueguês.
Fonte: Público.pt

Obras disponíveis na Biblioteca do Nobel  da Literatura 2014:

Modiano, Patrick - Dora Bruder. 2ª ed. Porto : Asa , 2000. , 124 p. ; 20 cm. 972-41-1982-3

Modiano, Patrick - Domingos de Agosto. Lisboa : Dom Quixote , 1988. , 160, [1] p. ; 18 cm.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário