sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "PAPEL DE PAREDE" DE RAQUEL DORA PINHO




Metamorfose
Começa-se por fazer um zoom à foto captada, dando origem a uma nova imagem, à qual se aplica o efeito espelho. Esta nova imagem é igualmente ampliada, assim sucessivamente, lentamente, imagem a imagem.
A forma que caracteriza a foto captada vai-se diluindo na forma que a sucede, de forma rítmica, culminando numa nova imagem.
É a transformação da forma, antes isolada, que agora é parte de um Todo, ou melhor, é ela própria o Todo, pois deixou de ser somente uma parte.

Árvores-puzzle
As árvores são separadas entre si pelos seus troncos, pelos seus ramos. Mas esta é uma separação aparente. As árvores existem umas com as outras, umas nas outras.
Como um puzzle, esta é uma tentativa de criar a união entre quatro árvores diferentes (quatro fotos captadas), usando as várias peças – troncos, ramos - dando-lhes uma continuidade que transmita a harmonia da sua existência e o Todo a que pertencem, o Todo que são!



Quem é Raquel Dora Pinho?
Nasceu em Oliveira de Azeméis no ano de 1977.
Actualmente vive no Porto.
Licenciada em Planeamento Regional e Urbano na Universidade de Aveiro, Mestre em Regeneração Urbana e Ambiental pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, exerceu actividade na área de planeamento/ambiente até 2009, altura em que decidiu transformar os seus hobbies na sua actividade principal.
Desde então desenvolve projectos individuais na área do artesanato, design e fotografia. Em 2010 inicia a criação de postais através da composição das suas fotos.
Completou o 1º ano do Mestrado de Design da Imagem na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2010 e obteve o Certificado de Fotógrafa Profissional em 2011 certificado pela AFP - Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal.
Começa a expor os seus trabalhos de fotografia em 2012. Em 2013 dá início à actividade de formação através de workshops de fotografia.
Fotografar sempre foi uma paixão, captar um momento, tirar partido de um enquadramento.  É uma aprendiz da fotografia. Explora a técnica e procura encontrar o caminho. Tenta pôr na imagem algo de si (como parte de um todo). Procura um sentido, o conhecimento, a evolução, outros mundos…é a sua ambição, a sua ilusão!


Sem comentários:

Enviar um comentário