segunda-feira, 7 de setembro de 2015

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Na passada sexta-feira, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal, decorreu a inauguração da Exposição de Fotografia, "Momentos dispersos: S. João da Madeira, entre o Passado e o Presente" de José Cardoso.

Esta mostra revela-nos os "olhares atentos e aleatórios de detalhes relevantes de São João da Madeira, traduzida em pequenos mas significativos pormenores. As fotos expostas foram obtidas neste concelho e enriquecidas com poemas da autoria de Conceição Cardoso, sua esposa e amiga há mais de 40 anos."

José Cardoso é natural de Benguela, Angola. Foi adotado e adotou São João da Madeira como sua terra, aos 26 anos de idade, aqui fixou residência e aqui desenvolveu a sua atividade profissional, na banca.
Desde criança, manifestou a necessidade de descobrir e revelar o lado "escondido" das coisas:  "o belo que o feio pode esconder".
O seu percurso de vida profissional, após a saída de Angola, impediu-o de moldar esse seu lado que, entretanto, se manteve em hibernação.
Há cerca de 2 anos, começou a fotografar e a organizar as suas fotos em arquivos digitais,  apenas pelo simples gosto de fotografar. Nas redes sociais, foi publicando fotos até que familiares e amigos o incentivaram a expô-las.
Autodidata, sem frequência de qualquer formação relevantes a nível de fotografia ou em técnicas fotográficas mais específicas, domina o mais difícil de uma máquina semi-profissional: o modo manual.
Todas as fotos aqui, despretensiosamente expostas, não requereram tratamento digital de realce. Apenas alguns retoques, a nível de luminosidade e contraste ou de cor, para lhe conferirem mais força e beleza. 











Sem comentários:

Enviar um comentário