sexta-feira, 15 de abril de 2016

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "MACAU É UM ESPETÁCULO. AS ARTES NAS RUAS DE MACAU" INAUGURA 6ª FEIRA, 15 DE ABRIL, 18H00



Esta exposição, que durante 2015 itinerou por Portugal, Canadá, Brasil e Estados Unidos da América, integra o programa de atos comemorativos do 10º aniversário da Região Administrativa Especial de Macau.

MACAU É UM ESPETÁCULO | O título desta mostra fotográfica é justa homenagem à Macau dos dias de hoje: uma cidade com densa vivência de acontecimentos etno-culturais de todos os tipos e proveniências, umas com origem nas tradições das comunidades residentes, outras onde se expandem as modas, as linguagens e as expressões de múltiplas tradições e da mais palpitante modernidade.
Macau é terra de memórias, é terra de diferenças, é cenário patrimonial único em toda a sua geografia, é centro polarizador de concorrências espetaculares em renovação de tudo o que se passou ao longo da sua história.
Macau é terra de festivais, dispersos em manifestações pelo decorrer dos meses do ano, onde se realizam e esplendem algumas das grandes referências etno-religiosas, quer da tradição chinesa quer da tradição ocidental.
Todos são grandes espetáculos de rua, porque as paisagens urbanas são outros tantos elementos cenográficos que os enquadram, acolhem e convidam, nas linhas e volumetrias das suas raras fisionomias e beleza.
É diferente e comovente assistir à procissão do Senhor dos Passos e ouvir pela donzela macaense os responsos da Verónica, tendo como cenário a fachada de um edifício patrimonial dos tempos antigos...
Macau transforma-se assim na sala de visitas de dois hemisférios, sejam estes geográficos, sejam culturais e identitários.
Esta exposição documenta insofismavelmente toda esta realidade – hoje, ir por uma rua da cidade histórica, é desfrutar a possibilidade de ser surpreendido com um espetáculo exótico.
Porque até os residentes se sensibilizam com os espetáculos que os surpreendem nas ruas, raros nas suas expressões: a prova disto são as fotos destes fotógrafos da Associação Fotográfica de Macau, sensíveis à sua diferença e cor.

PROMOTORES
Instituto Internacional de Macau - organização não-governamental (ONG) de Macau de matriz portuguesa.
Associação Fotográfica de Macau –organização não lucrativa que visa promover esta arte

Sem comentários:

Enviar um comentário