quinta-feira, 7 de julho de 2016

CORTADORIA NACIONAL DE PÊLO - PROCESSOS INOVADORES NA PREPARAÇÃO DE PÊLO ANIMAL


Já se encontra disponível para consulta, no Fundo Local da Biblioteca Municipal,  o estudo "Processos Inovadores na Preparação de Pêlo Animal" da autoria de Nuno Oliveira Figueiredo  Sandra Almeida, (Cortadoria Nacional do Pêlo, S.A.), Ana Cardoso, Anabela Martins, Carla Silva, Domingos Moreira (CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) e Filipe Crispim (CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro), publicado em Junho do ano corrente.

Desde a sua fundação em 1943, a CORTADORIA Nacional de Pêlo, S.A. tem vindo a crescer como uma empresa altamente qualificada na preparação de pêlo de coelho, lebre e castor, para a Indústria de Chapelaria, Feltro Industrial e Lanifìcios.

Os segredos do sucesso prendem-se com uma forte aposta na qualidade do produto - pêlo para o fabrico de têxteis feltrados e não feltrados - e um forte conhecimento das necessidades e exigências do mercado. 

A Cortadoria conquistou assim uma posição de liderança, sendo a maior empresa do sector a nível mundial, no entanto, sentiu necessidade de introduzir modificações ao nível do seu processo produtivo, para uma melhor  eficiência técnica e económica, com o objectivo de privilegiar tecnologias limpas, ecológicas, com recurso de processos a seco, preservando o ambiente e a saúde dos colaboradores.
 
Este documento descreve um novo processo eco eficiente e inovador de "secretagem", de preparação de pêlo animal, baseado em tecnologias de modificação superficial (como o ozono), para a obtenção de pêlo animal com uma elevada capacidade de feltragem.

O novo processo garante um desempenho satisfatório, na medida em que permite obter pêlo com características desejáveis à feltragem, mas principalmente uma melhoria das credenciais, e, também da saúde, higiene e segurança dos colaboradores da empresa.



Cortadoria Nacional de Pêlo (São João da Madeira)Cortadoria : processos inovadores na preparação de pêlo animal.
1ª ed. São João da Madeira : Cortadoria Nacional de Pêlo, S. A. , 2016. , [16] p. : il. ; 30 cm.

Sem comentários:

Enviar um comentário