quinta-feira, 14 de julho de 2016

"VOLTAR" DE JOSÉ EMÍDIO

Já se encontra disponível na Biblioteca o Catálogo da Exposição de Pintura "Voltar"  do artista matosinhense José Emídio, que há longos anos tem uma forte ligação afetiva a S. João da Madeira, onde já deu aulas e onde reside.

“Voltar” constitui um regresso de José Emídio à sua terra e aos espaços que povoou com pinturas semeadas de um raro sentido narrativo. Uma grande exposição antológica da obra de José Emídio que contou com mais de cinquenta obras abrangendo três décadas de pintura do artista, que esteve patente na Galeria Municipal de Matosinhos,

Conforme nota o jornalista Valdemar Cruz no texto que produziu para o catálogo de “Voltar”, os trabalhos de José Emídio guardam doses generosas de infinito e vertigem, e “esboçam encontros inesperados”, apelando ao “reencontro com mitos, lendas, histórias por contar, histórias de encantar”.

“Mais que um regresso a casa, esta exposição antológica, constituída por mais de meia centena de obras, entre pinturas, objetos e cerâmica, é como uma peregrinação a um tempo que, sendo passado, jamais deixará nele de configurar um presente no qual apetece cristalizar uma forma de eternidade”, explica Valdemar Cruz.

José Emídio nasceu em Matosinhos a 7 de maio de 1956. Concluiu a licenciatura em Pintura em 1979 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. José Emídio é hoje um nome incontornável das artes plásticas nacionais, com obra espalhada por todo o país e exposições realizadas em vários pontos do território nacional. Participou em diversas exposições coletivas e individuais, entre outras, na Galeria Labirinto em 1992, Galeria Santo António em Aveiro, Museu do Douro, em 2009.

Emídio, José - José Emídio : voltar : voltar, não é voltar atrás. 1ª ed. Matosinhos : Câmara Municipal , 2016. , 125, [3] p. : il. ; 30 cm. 

Sem comentários:

Enviar um comentário