quinta-feira, 6 de outubro de 2016

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "OS SAPATOS VERMELHOS DO PAPA" DE MANUEL CÓRREGO





A apresentação estará a cargo do Dr. Marques Pinto e as leituras de excertos pelo Núcleo Amador de Teatro.

Sinopse: Um acaso de todo improvável proporciona o encontro de dois jovens que se apaixonam de alma-e-coração. Da sua relação nasce um filho. O que podia ser uma bênção revela-se um pesadelo porque o pai é sacerdote da igreja católica, facto que o lança num dilema insolúvel: não pode suportar a ideia de quebrar os seus votos; não pode negar a paternidade nem renunciar ao apelo da família. Pelo seu lado, a mãe não aceita que bens humanos tão íntimos (o amor e a maternidade) possam ser maculados por uma sombra de pecado. Feliz me sinto, pura te quero, a sua força de carácter não lhe permite recusar nem o amor nem o fruto.

A acção do romance vai dos anos sessenta a 2005, contemplando o princípio do fim da ditadura em Portugal, o advento do Papa João e do Vaticano Segundo, a luta da mulher por um estatuto de igualdade - portas abertas às esperanças que hão-de surgir da viragem de um século cansado.


Manuel Córrego é natural da Vila de Cucujães, aí desenvolveu o gosto pelo Teatro. Fez parte do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Colaborou na fundação do Teatro Experimental de Malange, assim como no Núcleo Amador de Teatro de S. João da Madeira. Nesta cidade, onde reside, tem-se dedicado à encenação e à criação dramática e é actualmente director do Semanário "O Regional".

No campo do teatro foi distinguido com os seguintes prémios: Grande Prérnio de Teatro Inatel, 1991; Prémio Eça de Queirós, 1992; Grande Prémio do Teatro Inatel, 1998 e 2003.

Em 1998, o Prémio Ler / CÍrculo de Leitores foi atribuído ao seu romance "Campo de Feno com Papoilas".




Saiba mais, lendo a entrevista do autor ao jornal Labor:







Sem comentários:

Enviar um comentário