domingo, 4 de dezembro de 2016

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "UMA MULHER NO TOPO DO MUNDO" DE MARIA DA CONCEIÇÃO


Na passada 6ª feira, pelas 21h30 decorreu a apresentação do livro "Uma mulher no topo do mundo" de Maria da Conceição e Alexandra Nunes.

A sessão foi promovida pelos  Lions de S. João da Madeira e a Escola Serafim Leite, na pessoa de Cláudia Cristina Espanha de Cardoso Proença, professora de português e francês no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e coordenadora do projeto «Escolas Amigas dos Direitos Humanos» (EADH) da Amnistia Internacional.

Trata-se de um livro extraordinário que não se consegue parar de ler e retrata a vida de Maria da Conceição, uma portuguesa que, tendo sido abandonada pela mãe aos dois anos, foi criada por uma senhora viúva, muito pobre, já com seis filhos. 
A morte prematura da sua mãe adotiva traçou o caminho da sua vida que a levou ao Dubai, como hospedeira de bordo. É numa das escalas entre voos no Bangladesh que Maria da Conceição se depara com a miséria em que vivem cerca de 15 milhões de habitantes na capital, Dhaka.
A sua infância difícil deu-lhe uma força inabalável para ajudar a quebrar o ciclo de pobreza em que vivem milhões de pessoas nos bairros de lata dessa cidade.
"(…) quando caminhavam pelas ruas de terra batida do bairro e de entre as crianças que estavam na rua destacava-se ‘um bebé muito sujo, sem roupa, cheio de ranho e moscas na cara’ que Maria pegou ao colo.  ‘Perguntei-lhe porque pegou naquela criança em particular e ela disse: Peguei na criança mais imunda porque esta é aquela que ninguém vai querer pegar. Isso é o que eu sinto em relação a mim." (pág.56)

A escalada do Evereste, que dá título a esta obra, é apenas mais um dos apelos desesperados de Maria para conseguir apoios para a fundação que criou com o nome da sua mãe adotiva: «Maria Cristina Foundation».
Exemplo de um amor ao próximo e de um espírito de solidariedade ímpar, Maria da Conceição continua a superar-se em constantes desafios com um único objetivo – divulgar a sua fundação e arranjar dinheiro para tirar de uma vida de miséria as 600 pessoas a quem se comprometeu a ajudar.




Sem comentários:

Enviar um comentário