quarta-feira, 3 de maio de 2017

Lançamento do livro “Luzia Joaquina Bruce – da humildade à benemerência” de Margarida Negrais




Luzia Joaquina Bruce – Da humildade à benemerência” é uma narrativa biográfica que se situa entre a biografia documental e a biografia ficcional e que tem por objeto do discurso esta personalidade feminina que, nos finais do século XIX, foi uma das grandes beneméritas da Santa Casa da Misericórdia da cidade do Porto.
O título do livro foi a fórmula sintética encontrada para realçar a humildade grandiosa de Luzia e, ao mesmo tempo, o perfil de grande benemérita que ela foi e que o livro procura espelhar.
Companheira “de vida e de afectos” de João António de Lima, abastado brasileiro de torna-viagem  que se estabeleceu naquela cidade e cuja toponímia ainda o recorda- o estádio do Lima, o Lima 5…- Luzia Joaquina Bruce , após a sua viuvez extemporânea, vem a tornar-se uma benemérita incansável e firme mas sempre humilde, na prossecução dos desejos formulados em vida pelo seu companheiro, João António de Lima, e potenciados igualmente pela sua própria personalidade de mulher bondosa e atenta às necessidades do seu semelhante.
Ainda hoje a cidade está grata a esta mulher maranhense (Brasil) pela edificação do Hospital da Lapa e pelos inúmeros atos de benemerência que foi espalhando pela cidade que a acolheu, sendo que a Santa Casa da Misericórdia do Porto foi a instituição que mais beneficiou da sua fortuna.
O livro é o relato em “flash-back” da vida aventurosa e venturosa desta mulher, exemplo de determinação e grandeza de sentimentos, que veio a falecer de forma trágica.
Ilustrado pelo médico-artista Prof. Doutor Levi Guerra, à época Presidente da Direção do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, o livro é resultado de um protocolo cultural lavrado entre esta instituição e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, sendo o “design” do mesmo da autoria do ateliê João Borges. 




Margarida Negrais, natural de Vale de Cambra, licenciou-se em Filologia Românica e foi professora do ensino secundário, tendo estado ligada à atividade de formação de professores na área da disciplina de Português; exerceu também funções docentes no Colégio Luso-Francês e dedicou-se igualmente a trabalhos de tradução para o JN.  Foi uma das fundadoras do Festival de Teatro de S. João da Madeira. Após a aposentação, publicou dois livros na área da literatura infantil e infantojuvenil, tendo ainda participado no livro “O Museu e eu”, projeto da Câmara Municipal do Porto/ Pelouro do Conhecimento e Coesão Social; seguiu-se a participação no livro “ Contos do Vale”, editado pelo município de Vale de Cambra bem como uma participação no livro “Sem segredos”, editado pelo Hospital Veterinário Montenegro, do Porto. Em 2012 publicou, em coautoria com o Prof. Doutor Levi Guerra o livro “O Rim Artificial. Uma História de Afetos”. Foi docente de duas Unidades Culturais no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto, em particular da Unidade de Escrita Criativa. Em Abril de 2016, foi editado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto o seu livro “ Luzia – Da humildade à benemerência”.


Sem comentários:

Enviar um comentário